Se você tem alguma reclamação ou
foi lesado por alguma empresa ou instituição, agora pode torná-la pública. E
não precisa mais fazer isso por meio das redes sociais, como muita gente faz,
pois agora existe um espaço virtual de intermediação de conflitos entre
fornecedores e compradores, que já está em funcionamento na rede.
A partir de um cadastro com dados
pessoais no endereço www.consumidor.gov.br, o usuário poderá descrever sua
reclamação num espaço de até 3.000 caracteres. A empresa terá dez dias para
responder à queixa. O usuário, então, dará uma nota de 1 a 5 para o atendimento.
À exceção de números de documentos de identidade, todos os dados do diálogo
ficarão na internet para avaliação pública.
A plataforma de informações
também permitirá uma série de indicadores e rankings positivos e negativos de
empresas, que o governo promete manter online. Os maiores bancos (campeões
absolutos de queixas), operadoras de telefonia fixa e móvel (vice-campeãs),
lojas de varejo, companhias aéreas e outros fornecedores de serviços aderiram
ao projeto.
Num primeiro momento, o site atende
consumidores do Distrito Federal e de 11 Estados, incluindo Rio e São Paulo,
que representam 62% da população. A partir de 1º de setembro, o serviço terá
cobertura nacional.
O novo site poderá ser uma
alternativa para problemas diários que costumam não ser levados ao Procon. Na
ficha de reclamação no site, clientes poderão, por exemplo, descrever seus
problemas com a conexão da internet, a empresa de TV a cabo ou a falta de cobertura
do celular.
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