segunda-feira, 30 de junho de 2014

Café garante saldo positivo do emprego em Minas Gerais

Apesar das muitas dificuldades enfrentadas pelos cafeicultores de Minas Gerais, principal produtor do país, o setor continua sendo um grande gerador de emprego. Com a colheita nas lavouras em maio, o café respondeu por 19.432 novas vagas das 22.925 que foram criadas no Estado.

Foi graças a ele que Minas liderou a geração de emprego, vindo o Estado a responder por 38,96% das vagas criadas no País em maio, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados na semana passada pelo governo.

De acordo com o Caged, em MG lideram a lista na criação de vagas os municípios de Três Pontas (892), Ipatinga (843), São Sebastião do Paraíso (665), Machado (634) e Guaxupé (578), todos eles com tradição na produção de café.


Leia a notícia na íntegra aqui.

domingo, 29 de junho de 2014

Cachaças de Salinas já estão usando Selo de Identificação Geográfica

O mês de maio ficará marcado como o início do uso do Selo de Identificação Geográfica (IG), modalidade Procedência, nas garrafas de cachaças artesanais de Salinas. Os selos distribuídos aos produtores credenciados, geram expectativas de aumento das venda, já que o consumidor terá garantias de que a bebida identificada com o selo tem produção certificada e qualidade superior. “Um dos retornos esperados pelos produtores é a agregação de valor à bebida, com expectativa de aumento no consumo e no valor”, disse Eilton Santiago, presidente da Associação dos Produtores de Cachaça Artesanal de Salinas (Apacs), lembrando que, até então, apenas as cachaças da região de Paraty/RJ eram certificadas.


O registro de IG foi concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) à Apacs em 2012, mas só agora o Selo será chegou aos produtores. Das 60 marcas produzidas na região de Salinas, 27 terão o direito de utilizar o selo entre 2014 e 2015. “Foram quase dois anos de estudos, pesquisas, adequações e análises de processos para colocarmos no mercado as primeiras garrafas com o selo de IP”, disse Nivaldo Gonçalves, responsável pela comissão de registro do Selo IG em Salinas. A validade do certificado é de um ano e, após este período, é feita nova avaliação nas unidades produtoras para verificar se a fabricação continua dentro dos padrões estabelecidos pelo comitê gestor de IG, composto por nove pessoas, sendo seis associados à Apacs e três membros das instituições SEBRAE, Emater-MG e o Instituto Federal do Norte de Minas – IFNMG. 

sábado, 28 de junho de 2014

Consumidores ganham site para cadastrar reclamações

Se você tem alguma reclamação ou foi lesado por alguma empresa ou instituição, agora pode torná-la pública. E não precisa mais fazer isso por meio das redes sociais, como muita gente faz, pois agora existe um espaço virtual de intermediação de conflitos entre fornecedores e compradores, que já está em funcionamento na rede.

A partir de um cadastro com dados pessoais no endereço www.consumidor.gov.br, o usuário poderá descrever sua reclamação num espaço de até 3.000 caracteres. A empresa terá dez dias para responder à queixa. O usuário, então, dará uma nota de 1 a 5 para o atendimento. À exceção de números de documentos de identidade, todos os dados do diálogo ficarão na internet para avaliação pública.

A plataforma de informações também permitirá uma série de indicadores e rankings positivos e negativos de empresas, que o governo promete manter online. Os maiores bancos (campeões absolutos de queixas), operadoras de telefonia fixa e móvel (vice-campeãs), lojas de varejo, companhias aéreas e outros fornecedores de serviços aderiram ao projeto.
Num primeiro momento, o site atende consumidores do Distrito Federal e de 11 Estados, incluindo Rio e São Paulo, que representam 62% da população. A partir de 1º de setembro, o serviço terá cobertura nacional.


O novo site poderá ser uma alternativa para problemas diários que costumam não ser levados ao Procon. Na ficha de reclamação no site, clientes poderão, por exemplo, descrever seus problemas com a conexão da internet, a empresa de TV a cabo ou a falta de cobertura do celular. 

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Lei da Palmada começa a valer a partir de hoje

Atenção papais e mamãe! A legislação que proíbe castigos físicos, tratamento cruel ou degradante para educar crianças e adolescentes, conhecida como Lei da Palmada, entrou em vigor nesta sexta-feira com a publicação das regras no Diário Oficial da União.

Porém, a nova lei não impõe punição criminal para pais ou responsáveis que praticarem tais atos. Os infratores devem se submeter à orientação, tratamento psicológico ou psiquiátrico, além de advertência de autoridades competentes.

A reeducação de pais e responsáveis infratores será feita por meio de programas oficiais ou comunitário de proteção à família. Além do tratamento psicológico ou psiquiátrico, a lei prevê cursos ou programas de orientação. Os pais e responsáveis podem também ser obrigados a levar a criança para tratamento especializado e tomar uma “advertência”. O texto da lei, no entanto, não estabelece os termos desta última punição aos pais e responsáveis.

Chileno viaja 42 dias de bicicleta para ver jogo de La Roja

Após 3.870 quilômetros de estrada percorridos, uma aventura iniciada no dia 10 de maio atingiu seu auge em Belo Horizonte, nesta quinta-feira, dia 26. O torcedor France Tápia, de 47 anos, partiu da cidade chilena de La Calera, a 130km de Santiago, com destino aos locais dos jogos da La Roja na Copa do Mundo. O objetivo inicial era ir ao Rio de Janeiro, onde o Chile enfrentou a Espanha, no dia 18 de junho. No entanto, atrasos no percurso adiaram a conclusão da viagem.

Por 42 dias, até confirmar sua chegada em Belo Horizonte, o chileno pedalou durante o dia e parou para descansar somente à noite.

Sobre a partida de sábado (28/06), o chileno ainda não sabe se conseguirá ir ao Mineirão, uma vez que não conseguiu ingresso. Ele também garante que não gosta de fazer projeções. “Só espero que vença o melhor e que a arbitragem tenha uma atuação imparcial”, garante. Mesmo sem previsões, Tapia brinca: “Que seja 5 a 0 para o Chile”, finaliza.


Brasil e Chile se enfrentam neste sábado (28/06), às 13h, no Mineirão, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. O vencedor do confronto enfrentará nas quartas de final o vencedor da partida entre Colômbia e Uruguai.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

PM faz poema como forma de desabafo

Com o aumento da criminalidade está cada vez mais difícil ser um policial no Brasil. Escassas condições de trabalho, péssima remuneração... e por aí vão as mazelas que os policiais enfrentam a cada dia de trabalho. E cansado de se deparar com este cenário diariamente, um policial militar, de Itabira (terra natal do maior poeta brasileiro, Carlos Drummond de Andrade), decidiu desabafar por meio de um poema.

Célio Pedro Lourenço ou Cabo Lourenço, como é conhecido dentro da 57ª Companhia de Polícia Militar, em Santa Bárbara, área subordinada ao 26º Batalhão de Itabira, virou notícia com o poema “Arame Farpado”, no qual demonstra toda sua insatisfação:

Arame farpado

Sou um policial de muitas lutas
Porém sem nenhuma vitória
Mas como todo PM
Tenho também minha história

Saio de manhã cedo
Na madrugada ainda escura
Para combater o crime
Doença que não tem cura

Saio de colete
Sem medo algum
Pra defender a sociedade
Dos crimes mais comuns

Se combatemos bem o crime
As pessoas na gente acredita
Mas quando prendemos o bandido
A família dele se irrita

Pra se formar em bandido
Não precisa ter nem o primário
Mas se não estudar
Não será um bom operário

Se o seu filho não estuda
Pro trafico é interessante
Trabalha a troco da droga
Esse pobre ignorante

Seu salário é duas pedras de crack
Seu prazer é ser noiado
Vivendo no mundo da lua
Cada dia mais viciado

Eu podia dizer muitas coisas
Mas algumas não posso dizer
A verdade é que os crimes
Estamos cansados de combater

Eu lembro eu era criança
Quando na rua a gente brincava
Às 20 horas da noite
Pra casa minha mãe chamava

Se eu não passasse pra casa
Meu padrasto me batia
Hoje os filhos não mais apanham
Mas se drogam noite e dia

Hoje na minha profissão
É um constante enxugar gelo
Prendo o bandido de manhã
Pra a tarde voltar a detê-lo

Não queremos pena de morte
Pois isso só compete a Deus
Mas queremos ver o criminoso
Pagando pelo crime que cometeu

A gente prende o pila
A lei manda soltar
É mansa a vida na cela
Por isso ele volta a roubar

O único crime que dá cadeia hoje
É Maria da Penha e pensão
Por isso é lucrativa
A vida de um ladrão

A culpa não é do juiz
Do delegado nem do promotor
A culpa é desses políticos
Em quem a gente votou

Se eles não apertam as leis
É por que também são bandidos
Tem medo de serem preso
Por isso o Brasil tá perdido

Vale a pena refletir sobre os versos do Cabo Lourenço. E outubro está aí. Dá pra começar a pensar e agir diferente.

(Fonte: DeFato Online)


quarta-feira, 25 de junho de 2014

Qualificação para pessoas com mais de 40 anos

Artesanato com fibra de bananeira, corte e costura, produção de doces e salgados, além do resgate da autoestima e da autonomia por meio da qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho, foram alguns dos benefícios do projeto Com Licença, Vou à Luta para a população do Norte de Minas. A iniciativa faz parte do programa Travessia e busca promover a qualificação profissional de mulheres acima de 40 anos, com baixa escolaridade e que vivem em regiões de baixa renda.

No Norte de Minas, o programa já capacitou 778 mulheres, de 16 municípios: Campo Azul, Catuti, Espinosa, Gameleiras, Grão Mogol, Jaíba, Janaúba, Josenópolis, Manga, Matias Cardoso, Miravânia, Montezuma, Pirapora, Santa Fé de Minas, Vargem Grande do Rio Pardo e Verdelândia. O projeto contou com aulas teóricas e práticas divididas em três módulos: Formação de Cidadania, Qualificação Profissional e Oficina de Fixação do Aprendizado.


Só ficou faltando o município de Salinas, não é mesmo?

terça-feira, 24 de junho de 2014

Termina hoje o prazo para os pré-selecionados no ProUni confirmarem informações

Foto: Wilson Dias
Termina hoje, terça-feira, o prazo para que os estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) confirmem as informações prestadas na inscrição nas instituições de ensino. A lista dos pré-selecionados está disponível na página do ProUni. Caso perca o prazo, o estudante é automaticamente retirado do processo.

Na página do ProUni, está disponível uma lista com a documentação necessária. Entre os itens solicitados estão documento de identificação e comprovantes de residência, de rendimento e de conclusão do ensino médio. Ao entregar a documentação, o candidato receberá o protocolo de recebimento de documentação do ProUni.

Algumas instituições submetem os candidatos pré-selecionados a um processo seletivo próprio, que pode ser diferente do vestibular. Os estudantes podem verificar se a instituição vai aplicar esse processo seletivo no momento da inscrição. Pelas regras do programa, não poderá ser cobrada nenhuma taxa.

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que tenham cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para obter a bolsa integral e de até três salários mínimos para a bolsa parcial. Esta edição do programa ofertou 115.101 bolsas e teve 653.992 inscritos.


O resultado da segunda chamada sai no dia 4 de julho e a comprovação de informações tem de ser feita de 4 a 11 do próximo mês. Nos dias 21 e 22, os candidatos poderão aderir à lista de espera e, nos dias 29 e 30, terão de comprovar as informações. 

domingo, 22 de junho de 2014

Senhor de 65 anos devolve cheques assinados no valor de 52 mil reais

A honestidade é uma coisa rara hoje em dia e merece destaque. É o caso do cidadão de 65 anos, que procurou uma guarnição da Polícia Militar de Meio Ambiente de Almenara no último  domingo, dia 22 de junho, para entregar 10 cheques preenchidos e assinados no valor de R$ 52.074,85.

De acordo com a Polícia Militar, o senhor José Amaral de Souza, relatou aos policiais que encontrou os cheques na tarde anterior próximo a uma cancela na estrada que liga a Comunidade do Baixão a Comunidade do Cran, na zona rural do município.

Os documentos foram entregues na Delegacia de Polícia Civil da cidade para demais providências. Uma salva de palmas para este cidadão, que provou que ainda existem pessoas idôneas neste país.


sábado, 21 de junho de 2014

O Menino no Espelho ganha adaptação especial para o cinema

Na última quinta-feira, dia 19, estreou em todo o Brasil a adaptação para o cinema da obra literária do mineiro Fernando Sabino: “O menino no espelho”. Dirigido pelo também mineiro Guilherme Fiúza, o longa-metragem foi filmado em Cataguases, na região da Zona da Mata, e recria a infância romanceada de Fernando Sabino em uma cidade com ares modernos.

Para reproduzir a cidade de Belo Horizonte do passado, o produtor André Carreira e o diretor visitaram locações e optaram por filmar no município, já que, para Fiúza, Belo Horizonte, mesmo sendo uma cidade jovem, não tem mais seu patrimônio arquitetônico preservado.


A atriz Regiane Alves, que atua ao lado de Matheus Solano e Lino Facioli, diz que, por as filmagens terem sido feitas em Minas Gerais, havia uma energia especial. “O cenário, as roupas de época e os objetos de cena lembravam muito a infância, como a casa da tia e a casa da avó, e os atores infantis que participaram do filme são todos muito carinhosos. A caracterização dos personagens nos remontava a uma Belo Horizonte dos anos 30, o que nos facilitou ainda mais a ‘entrar no personagem’. Por essa atmosfera especial, no fim da filmagem estávamos todos muito emocionados”, conta a atriz. 

Veja o trailer:

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Ataque de abelhas em Bocaiuva

Foto: Paulo Brandão
Um enxame causou pânico e transtorno, no final da manhã desta sexta-feira, 20 de junho, na região Central de Bocaiuva, no Norte de Minas Gerais. De acordo com informações de apicultores da APIBOC, por volta do meio dia, milhares de abelhas se desarrancharam de sua colmeia, que estava sob o telhado da Associação Comercial e Empresarial (ACE-CDL) e atacaram nove pessoas, que transitavam pela Rua Domingos Ferreira Pimenta e imediações.

Todas as vítimas foram socorridas e encaminhadas para o Hospital Municipal Dr. Gil Alves e receberam atendimento médico. A reportagem entrou em contato com a unidade de saúde e o enfermeiro Sidcley Admas Freire explicou que todos foram atendidos e que apenas uma senhora permaneceu no hospital. “Apenas uma senhora ficou sob observação, mas seu quadro clínico é estável.” afirmou o enfermeiro.

Por algumas horas, várias ruas e quarteirões no entorno do Fórum José Maria Alkimin, Banco do Brasil e Agência dos Correios ficaram interditados. Quem se arriscava atravessar a faixa de isolamento, logo já era advertido por populares e bombeiros. A agência dos Correios, CDL, Emater e comércios ficaram fechados. O Corpo de Bombeiros se uniu aos apicultores para controlar a situação.


Com informações do Aconteceu no Vale

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Companhia Energética de Minas Gerais abre inscrições para concurso público

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) abrirá inscrições para concurso público no dia 30 de junho. O certame irá efetivar 18 novos servidores para atuar nas cidades do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, como Belo Horizonte, Goiânia, Recife, Salvador, Fortaleza, São Luís, Rio de Janeiro e Brasília. As vagas são destinadas a candidatos de ensino médio e superior completos, com salários que podem chegar a R$ 3.700.

A carga-horária semanal é de 40 horas e os aprovados ainda terão direito a convênio de saúde, plano dental, previdência privada, seguro de vida e auxílio alimentação.

Os interessados deverão se inscrever por meio do site: www.gestaoconcurso.com.br, entre os dias 30 de junho e 13 de agosto. O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 50 e R$ 80, dependendo do cargo escolhido. Dentre os postos oferecidos estão advogado, analista administrativo, analista comercial, analista de telecomunicações, técnico de Projetos I, técnico de TI, dentre outros.


Apesar de as vagas serem destinadas para diversas cidades, as provas serão realizadas apenas em Belo Horizonte, Salvador, Recife e Goiânia, com data estimada para o dia 21 de setembro. As provas terão 50 questões, sendo que para nível médio serão 18 de matemática, 12 de língua portuguesa, 10 de raciocínio lógico e outras 10 de conhecimentos gerais. Já para nível superior serão 18 conhecimentos específicos, 12 de língua portuguesa, 10 de língua inglesa e 10 de conhecimentos gerais.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Cachaça de Minas Gerais é premiada em concurso internacional

Com 28 anos de tradição e qualidade, a tradicional Cachaça Salinas acaba de ganhar o seu primeiro prêmio internacional: a medalha de ouro no Concours Mondial de Bruxelles – Spirits Selection 2014, uma das mais importantes competições internacionais de destilados.

As degustações às cegas aconteceram de 6 a 8 de junho, em Florianópolis (SC). A Cachaça Salinas foi a única representante da sua região a ser premiada, concorrendo com mais de 200 das melhores marcas de cachaça do país.

“Participamos com o produto de maior giro como forma de saber se agradava ao paladar”, conta Thiago Medrado, diretor Comercial do Grupo Salinas. “Ficamos muito felizes em saber que nossa cachaça agradou tanto a brasileiros como estrangeiros, já que o júri era composto também por profissionais de muitas nacionalidades diferentes”, completa. As disputadas e prestigiadas medalhas são reconhecidas no mundo todo e orientam as escolhas do consumidor.


terça-feira, 17 de junho de 2014

Final do Campeonato Rural acontece no próximo domingo


Quem gosta de futebol, não pode ficar fora dessa. No próximo domingo, dia 22 de junho, vai acontecer a grande final do Campeonato Rural.

As disputas começam às 14h30 e vão acontecer no Campo de Canela D’ema. Os primeiros a entrar em campo serão Nova Fátima e Baixa Grande pela disputa do terceiro lugar. E a partir das 16h30, Rio das Antas e Canela Dema brigam pelo de título de 2014. Vale a pena conferir!

domingo, 15 de junho de 2014

Região Norte de Minas registra aumento de 40% nas captações de órgãos

O MG Transplantes realizou 2.307 transplantes em 2013 e de janeiro a abril deste ano já são 663. Desde a criação do MG, em 1992, até hoje foram realizados 28.801 transplantes. Minas Gerais ocupa a quarta posição no país em número de notificações para doações de múltiplos órgãos. A taxa de efetivação é de 38%, a maior entre os Estados primeiros colocados e 9% superior à média nacional.

Só as regiões Norte e os Vales do Jequitinhonha e Mucuri contribuíram para a realização de 203 transplantes em Minas em 2013. O índice é 40% superior ao registrado em 2012, quando foram feitas 122 cirurgias para transplantes de órgãos e tecidos, graças às captações de órgãos nessas regiões. De janeiro a abril deste ano foram 58 captações, entre elas 50 córneas, doze rins e cinco fígados.


O número só não é maior porque a recusa por parte das famílias ainda é grande na região. E é aí que entra o trabalho de conscientização. Mesmo assim as captações vêm crescendo graças ao esforço das equipes em todas as regiões e à logística eficiente. 

sábado, 14 de junho de 2014

O mineiro Aécio Neves é o candidato do PSDB

O PSDB oficializou hoje a candidatura de Aécio Neves para a presidência da República. Isso quer dizer que vamos ter a possibilidade de um mineiro como presidente. Ele é o principal opositor de Dilma Rouseff e entra no páreo com a missão de mudar o Brasil e combater toda essa corrupção que veio à tona nos últimos anos.

Para apresentar Aécio como presidente, o PSDB vai resgatar a história do mineiro, como as passagens que teve no comando da Câmara dos Deputados (2001-2002) e no Estado de Minas Gerais (2003-2010). O avô de Aécio, o ex-presidente Tancredo Neves, um dos símbolos da redemocratização do País, também será lembrado durante a campanha. O slogan de Tancredo quando foi escolhido presidente do Brasil era "Muda Brasil", e será utilizado praticamente na mesma linha desta vez.

Aécio deve ter como principais adversários Dilma Roussef, que tenta a reeleição pelo PT e deve ser homologada candidata no próximo dia 21; e o ex governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que deve ser confirmado pelo PSB no dia 29. 

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Salinas se prepara para o Mais Lenha na Fogueira

O mundo está em clima de Copa, mas os brasileiros também estão se preparando para as Festas de São João. Na verdade este ano o mais comum será encontrar festas juninas em verde e amarelo. E Salinas também se prepara para um grande arraiá, que será realizado de 20 a 22 de junho, na Passarela da Alegria.


Várias atrações vão fazer a alegria dos salinenses nos três dias de festa. A programação é bem variada, tem bandas de forró, grupos de música sertaneja e as tradicionais apresentações de quadrilhas. Na sexta-feira, dia 20, o agito fica por conta das quadrilhas Saia de Xita, Levanta Poeira e Kalo no Pé. Já no sábado, dia 21, é a vez da Florestina, Fogo de Palha e Trem Bão Sô. Isso sem falar nas comidinhas juninas, que sempre são de dar água na boca. Então, prepare o vestido e o chapéu, pois vem muita festa por aí com o “+ Lenha na Fogueira”. 

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Escultura do profeta Daniel é escolhida para ornar medalha em comemoração ao ano do Barroco

A imagem que vai ser impressa em uma das faces da medalha comemorativa do Bicentenário de Aleijadinho é a da estátua “Daniel”, escultura em pedra-sabão que integra o conjunto dos Doze Profetas, localizado no adro do Santuário de Bom Jesus de Matozinhos, no município de Congonhas (Região Central). A obra foi escolhida em votação popular por 57% dos internautas que participaram da enquete. A estátua "Daniel" recebeu 1.280 votos, superando as outras obras colocadas em votação: Cristo com a Cruz às Costas (380 votos) e Anjo da Amargura (172). A votação ficou aberta no período de 19 de maio a 06 de junho.


O bicentenário da morte de um dos maiores mestres da arte barroca, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, se completa em 18 de novembro. Em homenagem à genialidade e à obra desse artista, a Assembleia de Minas, o Governo do Estado e parceiros organizaram uma série de eventos para este ano. Exposições, publicações especiais e encontros sobre o patrimônio cultural são algumas dessas atividades.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Salinas produz uma das melhores cachaças do mundo

A cidade de Salinas é conhecida por ser terra da fabricação da renomada cachaça Havana, produzida pela família de Anísio Santiago (1912-2002). Elaborada com alto padrão de qualidade, em pequena escala, desde 1946, a Havana foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Salinas em 2006. Em 2013, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) concedeu o título de indicação geográfica à cachaça produzida nos alambiques de Salinas, selo que traz ainda mais credibilidade ao produto artesanal do Norte de Minas.

Branca ou amarela, envelhecida em tonel de carvalho ou de jequitibá, a cachaça é bem versátil, podendo ser consumida pura ou em forma de drinks e coquetéis. O mais tradicional é a caipirinha. Também é cada vez maior o uso da pinga na culinária.

Em Minas, algumas agências de turismo receptivo têm investido nesse segmento, com roteiros especialmente traçados para os apreciadores da bebida. Neles, os turistas têm a oportunidade de conhecer toda a cadeia produtiva, realizar degustações de cachaça e de aperitivos harmonizados. Próximo a Belo Horizonte, há alambiques em Brumadinho, Esmeraldas, Nova União, Betim, Belo Vale, Jequitibá, Coronel Xavier Chaves e Prados (Distrito de Bichinho).

Alguns destaques da "Rota da Cachaça" em Minas:

- Museu da Cachaça - Avenida Antônio Carlos, 1250 - Salinas/MG - (38) 3841-4778
- Vale Verde Alambique e Parque Ecológico – Rua Ari Barbosa da Silva - Betim/MG – (31) 3079-9112 - www.valeverde.com.br.
- Cachaça Prazer de Minas – Fazenda Prazer de Minas - Esmeraldas/MG - (31) 9525-3390 - www.cachacaprazerdeminas.com.br.
- Cachaça Germana – Fazenda Vista Alegre, s/n - Nova União/MG – (31) 3426-2902 - www.cachacagermana.com.br.
- Cachaça Rainha do Vale - Fazenda Gameleira - Distrito de Santana do Paraopeba – Belo Vale/MG - (31) 3292-7477 / (31) 9984.7420 - rainhadovale@rainhadovale.com.br.
- Cachaça dos Poções – Fazenda dos Poções – Jequitibá/MG – (31) 3717-6271 / 9631-2531 - www.cachacapocoes.com.br
- Cachaça Século XVIII (Alambique mais antigo em funcionamento no Brasil) – Engenho Boa Vista – Coronel Xavier Chaves/MG – (32) 3357-1238 - rubenschaves@mgconecta.com.br
- Cachaça Gavião do Vale – Fazenda Gavião - Belo Vale/MG – (31) 3337-9857 / 9984-9857 - cachacagaviao@bol.com.br

- Cachaça Tabaroa - Distrito de Bichinho – Prados/MG - (32) 8404 9405 - cachacatabaroa@gmail.com.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Tradição e renda para os mineiros

Atualmente, a cachaça é um dos produtos que mais gera emprego e renda em Minas Gerais. O modo de produção, porém, não mudou. Os alambiques são como eram há 300 anos, quando tudo começou. O Museu da Cachaça, inaugurado pelo Governo do Estado, em Salinas, em 2012, conta esta bela história e merece uma visita.

O museu foi criado para difundir o conhecimento sobre a produção da cachaça como bem patrimonial da comunidade local e do Estado, assim como a promoção e a preservação de todo o patrimônio da cadeia produtiva do produto genuinamente brasileiro.

 “Este é um equipamento cultural que não só apresenta a cachaça além dos seus aspectos produtivos e econômicos, mas principalmente do seu aspecto como identidade cultural de Minas, do povo de Salinas e da região do Norte de Minas”, ressalta a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras.


A proposta museológica está distribuída entre as nove salas – Hall de Entrada, Sala dos Canaviais, Sala das Garrafas, Sala do Engenho, Sala do Moinho, Sala do Aroma, Sala Multiuso, Sala de Terra Batida, Sala de Depoimentos. O local abriga, ainda, biblioteca, brinquedoteca, restaurante, área de ação educativa e de degustação. Na parte externa, um palco para shows e eventos e teatro de arena recebem eventos culturais.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

A qualidade da cachaça mineira

Nos últimos anos, o Governo de Minas vem investindo para elevar a qualidade da cachaça produzida no estado. Uma das iniciativas foi a criação de uma certificação de origem. “O programa Certifica Minas se baseia nas questões de qualidade, apresentação do produto, informações ao consumidor, como grau alcóolico. Tudo isso foi favorável para colocar a cachaça mineira definitivamente no mercado consumidor”, diz o gerente do programa, Marco Antônio Vale.

As cachaçarias são certificadas segundo o processo de produção usado, atendendo os procedimentos de boas práticas de fabricação, adequação social e responsabilidade ambiental. Esses estabelecimentos passam a ter o direito de uso do certificado, da marca de conformidade e dos selos de certificação oficiais do estado de Minas Gerais, que são divulgados nas garrafas.


Segundo o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto, o programa de certificação da cachaça é um estímulo e traz vantagens para os produtores, exportadores e consumidores. “Há um aumento da competitividade com a aceitação da bebida em novos mercados. Além disso, a certificação atesta a garantia de procedência do produto ofertado, dando opções de qualidade para os consumidores”, comenta. Já são mais de 250 cachaças certificadas no Estado pelo IMA.

domingo, 8 de junho de 2014

Nascem dos gêmeos de Aécio Neves

O senador e ex-governador de Minsa Gerais, Aécio Neves, foi papai mais uma vez. Só que agora de gêmeos. Ele anunciou na manhã deste domingo, dia 08, em suas contas no Facebook e no Instagram, o nascimento de seus filhos gêmeos com Letícia Weber, na noite deste sábado. A modelo deu à luz na Clínica Perinatal, em Larajeiras, na Zona Sul do Rio.

O tucano explicou que as crianças tiveram nascimento prematuro e permanecerão internados para recuperação. Aécio aproveitou ainda para agradecer à equipe médica.

"Amigos, a Julia e o Bernardo nasceram essa noite. Chegaram antes da hora esperada, antecipando nossa alegria. Estão na UTI, onde permanecerão por algum tempo. Temos fé que eles vão crescer fortes e saudáveis. À equipe médica que acompanhou Letícia e trouxe nossos filhos ao mundo com segurança, minha eterna gratidão. Agradecemos a Deus por essa benção e a cada um de vocês pelas orações. - #AecioNeves #Aecio #Leticia #Alegria #Nascimento #Julia #Bernardo #Filhos #Bebes #Hospital #Maternidade #Brasil", escreveu Aécio nas redes sociais.


Em virtude do nascimentos dos filhos, a agenda do pré-candidato do PSDB para esta segunda-feira foi adiada.

Mineiro cria dois robôs com materiais recicláveis

Foto: G1
Quando a pessoa é criativa ela merece todo o destaque possível. E um mineiro de Monte Claros se destacou na mídia neste final de semana por ter inventado dois robôs.

Inácio Figueiredo, eletricista, de 37 anos, usou uma pequena oficina improvisada em casa para “dar vida” aos projetos que despertam a atenção onde quer que estejam.

A estrutura do corpo dos robôs foi feita com diversos materiais recicláveis. Na parte eletrônica ele adaptou tecnologias que podem controlar as máquinas a quilômetros de distância por tablet, celular, notebooks, desktop ou linha física de telefonia.


Apaixonado pela robótica, Inácio, que é autodidata em mecatrônica, afirma que os robôs são apenas o início de novos projetos. “Já tenho projeto de uma cadeira para ajudar acompanhantes de pessoas paraplégicas a tirá-lo de dentro carro. Esta cadeira tem condições de fazer movimentos mecânicos e tirar esta pessoa sem que o acompanhante precise esforçar fisicamente”, afirma. Então, prepararem-se, pois vem mais coisa por aí!

sábado, 7 de junho de 2014

Cachaça mineira se prepara para ganhar o mundo na Copa

Cachaça, caninha, aguardente, pinga, branquinha ou água que passarinho não bebe. Quaisquer desses apelidos são facilmente reconhecidos por brasileiros, e principalmente pelos mineiros. Já o público estrangeiro costuma conhecer melhor um de seus derivados, a caipirinha.

O produto confirma a cadeia de atrativos gastronômicos mineiros, como o café e o queijo, a receber destaque entre os turistas do Brasil e do mundo que visitarão Minas Gerais durante a Copa. De acordo com pesquisa realizada em 2012, pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes, a cachaça está entre os itens mais lembrados por turistas que vêm ao estado.

Sobre o tema, Minas Gerais é referência no país e no mundo. Detentor de 50% da produção nacional, o estado é mundialmente famoso por suas cachaças. No Brasil existem 25 mil alambiques, sendo que 8.500 estão em Minas Gerais, conforme dados do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas). A cachaça é, ainda, o terceiro destilado mais consumido no mundo, segundo a entidade.


Por muitos anos, a cachaça foi considerada produto de baixa qualidade. De acordo com o historiador e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Roberto Martins, a cachaça era muito consumida também pelos escravos e era prescrita inclusive como remédio. “A bebida era muito utilizada para curar o ‘banzo’, depressão causada por saudade da terra natal. Além disso, ajudava a manter a temperatura corporal daqueles escravos que trabalhavam com a metade do corpo imerso nas águas dos rios, em busca de ouro”, explica.  

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Mineiros desenvolvem tecnologia capaz de impedir a proliferação do mosquito da Dengue

Foto: Jornal Hoje em Dia
Nada menos do que 20.837 pessoas contraíram dengue em Minas nos primeiros cinco meses deste ano. De janeiro a maio foram 20 óbitos. Porém, o combate à doença está próximo de ganhar um reforço de peso. Pesquisadores da UFMG desenvolveram tecnologia capaz de impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O invento, de baixo custo, está pronto e depende apenas do aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser regulamentado e entrar na luta contra um dos principais problemas de saúde do país.

Segundo os responsáveis pela Vértica Soluções Tecnológicas – empresa que patrocina a pesquisa em parceria com a universidade e detentora de 50% da patente do produto –, a expectativa é a de que até o fim deste mês seja protocolado na Anvisa o pedido para a liberação. A comercialização pode ocorrer em até seis meses.

A tecnologia pode ser utilizada de duas formas e em qualquer lugar onde houver a possibilidade de acúmulo de água. Na primeira, pedaços de tijolo de concreto autoclavado flutuam em vasos de plantas, caixas d’água e outros recipientes.

Na segunda, os pesquisadores perceberam que em alguns locais, como calhas, o tablete poderia não ser o formato mais adequado para utilização. Dessa forma, eles desenvolveram uma manta flexível de tecido sintético. Em ambos os casos, os produtos são tratados quimicamente com uma solução sigilosa, a pedido da patente.


Com informações do site Aconteceu no Vale

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Polícia Civil abre concurso para investigador

Se você está em busca de estabilidade profissional e financeira não pode perder esta oportunidade. A Polícia Civil acaba de publicar o edital para o concurso público que irá oferecer mil vagas para o cargo de Investigador de Polícia. O salário oferecido é de R$ 2.766 para jornada de 40 horas semanais. Vale lembrar que 10% das ofertas serão destinadas a candidatos portadores de necessidades especiais.

Para participar do concurso, o candidato deverá se inscrever no site da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol), por meio do endereço: www.acadepol.mg.gov.br. O valor da inscrição é de R$ 72 e o período de cadastro será entre os dias 9 de junho e 10 de julho.

Para participar do concurso, o candidato deverá ter ensino superior concluído. Caso o candidato seja aprovado, será necessário apresentar comprovação mediante a entrega de cópia autenticada de diploma ou de Certidão expedida por Faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação.


A possível data das provas deverá ser no dia 10 de agosto. Os exames têm caráter eliminatório e serão divididos nas seguintes etapas: prova de conhecimentos objetivo, com 60 questões; avaliação psicológica; exames biomédicos e biofísicos; prova de títulos; e Investigação Social, que verifica a idoneidade exigida para exercício do cargo.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Telefonemas de telemarketing com os dias contados

Acho que esta é uma das melhores notícias dos últimos tempos. Pois, não tem nada mais desagradável que telefone de telemarketing, não é gente? Então, a partir de agora, os consumidores mineiros que não quiserem mais receber ligações e SMS de empresas fazendo propaganda ou oferecendo produtos e serviços poderão se excluir da lista de contatos.

Isso mesmo! Está funcionando desde a última segunda-feira, dia 02, um sistema criado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Procon-MG, onde o consumidor pode cadastrar, gratuitamente, números de telefones fixo ou móvel em uma chamada “lista antimarketing”. Depois de feito o cadastro, o interessado deve aguardar até 30 dias para se ver livre das chamadas ou mensagens. Todo fornecedor estará automaticamente proibido de promover o marketing direto ativo para os números indicados. Para isso, é preciso que estes sejam registrados em Minas Gerais. Entidades filantrópicas não estão incluídas na proibição. Além disso, qualquer empresa autorizada pelo consumidor a manter contato poderá fazer isso.

O desrespeito incide em multa, de acordo com o art. 57 do Código de Defesa do Consumidor, e aplicação de medidas administrativas mais severas, como a suspensão temporária de atividade, em casos de reincidência. O cadastro no sistema será válido por um ano. Ao final desse período, o sistema enviará alerta para o e-mail do usuário informando a necessidade de revalidação do cadastro.


Se você quer entrar nesta lista amiga, clique aqui.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Tarifa Social da Copasa pode reduzir conta de água e esgoto em até 40%

Sua família está inscrita no Cadastro Único para Programas Socias? Se está, já é beneficiária da Tarifa Social da Copasa? Pois se ainda não, saiba que sua conta de água e esgoto pode diminuir em até 40%.

Para ter acesso, é simples. Basta a família estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e possuir uma renda mensal, por pessoa, de até meio salário mínimo. Além disso, é preciso que as faturas da Copasa estejam e continuem sendo pagas em dia.

Caso a família atenda a essas exigências, basta comparecer à agência de atendimento da Copasa mais próxima à sua casa e levar os seguintes documentos: CPF; documento de identidade ou título de eleitor; uma conta de água/esgoto. Caso a conta de água não esteja em nome do beneficiário, apresentar algum documento que comprove vínculo ao imóvel (guia do IPTU, Registro de Imóvel, contrato de compra e venda ou contrato de locação). Esse documento deverá estar em nome de algum membro do grupo familiar do beneficiário.

Hoje, em Minas Gerais, 784 mil famílias são beneficiadas com a Tarifa Social.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Salinas ganha unidade da Universidade Aberta

A cidade de Salinas agora conta com uma unidade da Uaitec - Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais. A instituição foi inaugurada no último sábado, dia 31, e vai oferecer à população ensino superior público e gratuito à distância e a cursos de formação e qualificação profissional.

Por meio do programa, os moradores da região terão acesso a uma variedade de cursos. Os alunos devidamente inscritos terão a oportunidade de estudar nas melhores universidades do mundo, como MIT, Berkeley e Stanford. Essa ferramenta somente foi possível devido à aposta da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior nos MOOCs - Cursos Abertos e Online, que oferecem aulas sem encontros presenciais, feitas inteiramente pela internet. Um acordo com a Veduca, instituição de ensino à distância do País, está permitindo a novidade.

Outra inovação realizada pela rede é o MBA em Engenharia e Inovação, onde o processo de aprendizagem é online com avaliações presenciais periódicas, realizadas nos polos. Também estão sendo oferecidos à população cursos de idiomas (português e espanhol) e Tecnologia da Informação (vocepontocom, profissionalemtipontocom e professorpontocom). Em agosto, serão ofertados seis cursos de graduação tecnológica, cuja duração será de três anos. O edital do vestibular está sendo elaborado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).


A unidade ainda conta com um espaço cultural, cujo objetivo é homenagear uma personalidade do município ligada à educação, à cultura ou à produção do conhecimento. Em Salinas, a homenagem foi feita ao jogador e técnico de futebol Procópio Cardoso.

domingo, 1 de junho de 2014

Mensagens no celular para confirmar e lembrar consultas

O beneficiário da saúde do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) que agenda uma consulta na rede própria - capital e interior, pelo LigMinas 155 e possui número de celular cadastrado na base de dados, a partir de agora vai receber mensagens pelo celular para confirmar e lembrar agendamentos de consultas médicas.

Com a nova funcionalidade, implantada neste mês, o solicitante recebe via SMS informações do agendamento: data, horário e especialidade, no dia da marcação confirmando os dados da consulta, e três dias antes do atendimento, outra mensagem como lembrete. O beneficiário que liga para desistir do agendamento, também recebe SMS informando o cancelamento solicitado. O uso da mensagem via celular não interrompe o contato ativo por meio de ligação dos operadores de Call Center, um dia antes da consulta.

O envio de mensagens tem como objetivo de reduzir o número de pessoas com consultas marcadas que não comparecem, impedindo que outro paciente aproveite a vaga, prática conhecida como absenteísmo.

O envio de SMS já era utilizado no Sistema de Concessão e Pagamento de Seguros (SEGU) no momento da confirmação do pagamento pela unidade responsável, e também, no sistema utilizado pela Central de Regulação, informando ao beneficiário o resultado da solicitação de procedimentos de exames e internação.


Por isso é importante manter os dados atualizados. Os beneficiários que trocaram de endereço, telefone ou desejam acrescentar novas informações ao cadastro, como e-mail e o número de celular para o recebimentos de confirmações de agendamentos de consultas podem fazer as atualizações pelo portal: http://www.ipsemg.mg.gov.br/. É simples e rápido. Para auxiliá-lo, o Instituto disponibiliza um passo a passo. Informações sobre cadastro de beneficiário também podem ser obtidas pela Central LigMinas, 155.