quinta-feira, 31 de julho de 2014

Jovens mineiros estão menos interessados pela política

A afirmação pode ser feita com base nos dados do eleitorado do país, divulgado nesta terça-feira pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo o levantamento, em Minas Gerais a quantidade de jovens entre 16 e 17 anos, aptos a votar, caiu para menos da metade, quando comparado com os números da última eleição, realizada em 2012. De acordo com o TSE, nas eleições municipais cerca de 290 mil eleitores estavam na faixa etária analisada. Já neste ano são aproximadamente 140 mil, queda de 51%.

Apesar dos números negativos, o TSE informou que a queda pode ser explicada também por uma mudança no software que faz a contagem dos eleitores por faixa etária. “Em anos anteriores, o cadastro era fechado no dia 30 de junho e não considerava aqueles eleitores que completariam 18 anos até a data da eleição. Neste ano, um novo software permitiu a contagem incluindo o dia da eleição. Portanto, aquele eleitor que vai fazer 18 anos nesse meio tempo até o dia da eleição já não está contabilizado nesse dado estatístico”, informou o tribunal.

Voto feminino é maioria

A maioria do eleitorado mineiro é formado por mulheres, segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, são 7.860.103 (51,54%) mulheres e 7.374.048 (48,35%) homens. A diferença entre os dois gêneros é de 500 mil eleitoras a mais.


Com informações do Estado de Minas

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Inovação em Minas Gerais: peça utilizará recurso de áudio descritivo

Nos dias 04 e 05 de agosto, Salinas vai receber o espetáculo “Piba e o Mundo em Preto e Branco”. Sob direção de Telma Fernandes, a obra utiliza a linguagem do teatro de sombras para narrar as histórias da menina Piba, que devido a um problema de visão, enxerga tudo em preto e branco. É um verdadeiro show dos recursos de luz, tanto do mundo colorido, quanto do mundo em preto e branco.

O mais interessante é que para as pessoas que apresentam deficiência visual haverá o recurso de áudio descritivo da peça (espaço limitado a 10 pessoas), uma inovação em Minas Gerais.

O espetáculo é uma adaptação do livro autobiográfico “Em Preto e Branco”, da escrito mineira de Itambacuri, Olga Barbosa da Silva Pereira, que narra suas histórias a partir das dificuldades para enfrentar o dia a dia na infância.


Vale a pena conferir! A apresentação será realizada no Cine Teatro Salinas João Costa e a entrada é franca. Um bom passeio para toda a família.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Queijo mineiro de 1700 quilos pode se tornar o maior do mundo

Foto: Hoje em Dia
Um queijo gigante com 1,7 toneladas será distribuído aos moradores de Ipanema, uma importante bacia leiteira do Vale do Rio Doce, com 18 mil habitantes, neste próximo sábado (2). Quinze mil litros e meio de leite estão sendo utilizados para a produção da peça, que pode entrar para a história como o maior queijo minas do mundo.

O município já detém o recorde de maior queijo minas padrão do Brasil, auditado pelo Rank Brasil, com um queijo de 1600 kg produzido em 2013. E este ano quer atingir a marca de 1,7 toneladas. A pesagem será feita durante a “V Festa do Queijo de Ipanema” que acontece nos dias 1 e 2 de agosto.


Antes de ser fatiado e distribuído, o queijo gigante desfilará pela cidade em carro aberto. A iguaria será servida na Praça Coronel Calhau junto com doce de leite, cuja produção também é gigante: 450 quilos. Os visitantes também poderão encontrar produtos à base de queijo nas barracas e nos pratos servidos nos bares e restaurantes.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Dependentes de crack aderem ao chá de iboga para cura do vício

Só quem convive com um dependente químico sabe o drama que é. A luta incansável por um longo período de abstinência, ou melhor ainda, a recuperação. Como se fala em crack a sensação de impotência é maior ainda.

E na busca por uma luz no fim do túnel surge a Iboga, uma raiz africana que está sendo triturada e o pó misturado com água. De acordo com uma matéria publicada no Estado de Minas os resultados tem sido animadores. O psiquiatra Dartiu Xavier, diretor do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes de Drogas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), aplicou a dose de iboga a 75 voluntários. Do total, 51% dos pacientes conseguiram largar a dependência química. “A taxa de sucesso é alta. Chega a ser 10 vezes maior em relação à média de 5% de recuperação registrada nas internações em comunidades terapêuticas”, compara o psiquiatra.


O problema é que a Anvisa ainda não reconhece o uso da substância no Brasil, e dessa forma, a atribuição de alegações terapêuticas a este produto é ilegal, já que não há nenhuma comprovação científica por enquanto. Entretanto, é legítima a importação de medicamentos sem registro no País, desde que para uso apenas pessoal e amparada pela prescrição de um médico que se torna o responsável pelo uso do produto. É a brecha que algumas instituições e médicos brasileiros estão utilizando para empregar a substância no tratamento da dependência química. 

Lei a matéria na íntegra aqui.

domingo, 27 de julho de 2014

Divulgados os nomes de quem vai trabalhar nas eleições

Estão disponíveis para consulta nos sites dos tribunais regionais eleitorais (TREs) o nome das pessoas que comporão as Juntas Eleitorais. Esse órgão colegiado provisório é constituído por dois ou quatro cidadãos e um juiz de direito, que o presidirá e poderá nomear escrutinadores e auxiliares extras para realizar os trabalhos.

Os nomes das pessoas indicadas para compor as juntas são publicados em tempo hábil para que qualquer partido político possa pedir a impugnação das indicações. Com a composição anunciada até 60 dias antes das eleições pelos tribunais regionais eleitorais (TREs), as Juntas Eleitorais têm a obrigação de apurar, em até dez dias, as eleições realizadas nas zonas eleitorais sob a sua jurisdição, expedir os boletins de apuração e diplomar os eleitos para cargos municipais.

A partir desta segunda-feira, dia 28, os eleitores que pediram inscrição ou transferência já podem ir buscar, no cartório eleitoral mais próximo de sua residência, o título de eleitor.


Fonte: Estado de Minas

sábado, 26 de julho de 2014

Portal divulga vagas de trabalho

Uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG) lança na próxima terça-feira (29) uma plataforma gratuita de divulgação de vagas de trabalho.

O portal Rede de Carreiras é uma união dos bancos de oportunidades e empregos do Senac com a Fecomércio, que agora terão apenas uma estrutura, com serviço integrado. Nele, as empresas poderão cadastrar suas vagas e pesquisar currículos de profissionais de diversas áreas. Já os candidatos, poderão disponibilizar seus currículos, encontrar vagas de estágio, emprego e dicas para alavancar sua carreira. Entre eles, estão 80 mil alunos que se formam anualmente pelo Senac em Minas, que oferece cursos de Formação de Iniciação Profissional, técnicos, graduação e pós-graduação.


Para consultar vagas disponíveis e cadastrar o seu currículo, acesse www.rededecarreiras.com.br

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Prorrogado o prazo para o Cadastramento Escolar

Foi prorrogado para até a próxima sexta-feira (1) o prazo para o Cadastramento Escolar na rede pública de ensino de Minas Gerais. Os pais ou responsáveis que ainda não realizaram o cadastro devem fazê-lo o quanto antes para garantir ao estudante que ingressará no ensino fundamental em 2015 uma vaga na escola mais próxima de sua residência.

Para a inscrição, os responsáveis pelo aluno devem apresentar original e cópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento do candidato e conta de luz recente. Nos casos de transferência para as redes públicas ou retomada de estudos, os interessados também devem apresentar documento comprobatório expedido pela escola de origem. Os candidatos maiores de 18 anos poderão fazer a sua própria inscrição no cadastro escolar. A inscrição é isenta de pagamento de taxas por parte do candidato.


Na capital mineira o cadastramento é feito nas Agências dos Correios. Já na Região Metropolitana e no interior do Estado, a inscrição ocorre em postos de cadastramento definidos pelas comissões municipais de cadastros e matrículas. 

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Polícia Civil de Minas recebe 79 novas viaturas

A Polícia Civil recebeu do Governo de Minas Gerais, na manhã desta quarta-feira, em solenidade realizada na Cidade Administrativa 79 novas viaturas. O investimento foi de R$ 3,3 milhões para a compra dos automóveis, que foram destinados a unidades da corporação em 42 municípios de diversas regiões do Estado.

Foram entregues 20 Palios, 17 Focus e 42 Fiestas, todos equipados para a atividade policial. Alguns dos carros não foram caracterizados como viaturas, porque serão destinados à realização de trabalhos estratégicos da instituição em investigações e ações policiais.

O chefe da Polícia Civil, delegado geral Oliveira Santiago Maciel, ressaltou a importância das novas viaturas no trabalho policial. “Essas viaturas, aliadas às novas táticas de gestão, ao processo de capacitação permanente de nossos profissionais e à assimilação de novas tecnologias, têm o intuito de qualificar cada vez mais nossa resposta no que diz respeito às atividades de investigação da Polícia Judiciária”, concluiu.


quarta-feira, 23 de julho de 2014

Prefeitura de Muzambinho proíbe a criação de galinhas. Como assim?

Olha que absurdo! A prefeitura de Muzambinho, no Sul de Minas, emitiu um comunicado diferente na última quinta-feira. A Vigilância Municipal de Saúde pediu que os moradores que criam galinhas retirem as aves de suas casas. E o pior, deu um ultimato de 90 dias para o cumprimento da resolução.

A determinação se baseia em lei de 2010, que vinha sendo descumprida. Segundo a lei complementar nº 17, de 30/04/2010, “não será permitida a criação ou conservação de animais que, pela sua natureza ou quantidade seja causa de insalubridade e/ou incômodo”.

A única exceção prevista na lei é para animais de entidades científicas e estabelecimentos industriais ou militares que obtiveram prévia autorização. Fora isso, “em nenhuma hipótese será permitida a criação ou engorda de suínos e aves no perímetro urbano”. A lei também proíbe animais soltos nas ruas.

O problema é que mesmo que os suínos sejam citados na lei, o problema é somente com as galinhas. Segundo dados do IBGE, Muzambinho, que tem 21 mil habitantes, possui 114 mil cabeças de aves e 820 criadouros de aves. São produzidos, por ano, 223 mil dúzias de ovos de galinha, das quais 159 mil dúzias são vendidas por ano, gerando R$ 252 mil ao ano.

O que não ficou claro é qual é o incômodo que as galinhas causam para o entorno. E agora?

Com informações de O Tempo.


segunda-feira, 21 de julho de 2014

Inscrições abertas para o Festival de Cinema 'Primeiro Plano'

Estão abertas as inscrições para a 13ª edição do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades. Os diretores podem inscrever curtas até 29 de agosto pelo site www.primeiroplano.art.br/inscrever. O evento será realizado entre 24 e 29 de novembro.

Voltado para diretores estreantes, o festival tem como novidade a transformação da Mostra Competitiva Nacional em Mostra Competitiva Mercocidades, ampliando a participação dos países da América do Sul. Até a última edição, as produções estrangeiras eram exibidas em sessões especiais, mas os produtores não podiam concorrer.


Na Mostra Competitiva Regional, os participantes que são universitários podem concorrer ao Prêmio Incentivo Primeiro Plano, que premia o vencedor com R$ 7 mil para realizar uma nova produção.

domingo, 20 de julho de 2014

Curso online gratuito de formação para o ensino de Português para surdos

O Instituto Federal do Norte de Minas, Câmpus Montes Claros, vai ofertar, gratuitamente, o Curso de Formação de Professores para o Ensino de Português para Surdos como Segunda Língua, destinado a professores de Língua Portuguesa, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino.

Serão 40 vagas e os interessados deverão inscrever-se no período de 1 a 17 de agosto, por meio de formulário eletrônico disponível no site www.ifnmg.edu.br.

O curso será ofertado na modalidade a distância, com duração de aproximadamente dois meses, entre 23 de agosto e 25 de outubro, e carga-horária de 90 horas. 

Segundo a pedagoga Luciana Cardoso de Araújo, a proposta do curso surge da dificuldade dos alunos surdos no que se refere à aquisição e aplicação da Língua Portuguesa em suas práticas sociais e pela ausência de cursos de formação de professores que abordem essa temática.


Mais informações pelos telefones (38) 2103-4130 / 4116.

sábado, 19 de julho de 2014

Convênio para pavimentação de ruas em Salinas

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Salinas e o Governo do Estado vai garantir mais qualidade de vida para os moradores dos bairros Ferreirópolis, Montes Clarinho e Matrona. É que os dois órgãos assinaram um convênio no valor de R$600 mil reais para a pavimentação de algumas ruas nos bairros citados acima. As obras já foram licitadas e estão em andamento.

Em Ferreirópolis estão sendo calçadas as ruas: Rua Bom Fim e Rua Boa Vista, em Montes Clarinho, as ruas: Rua Viturino Sarmento, Rua Salinas, Praça Nossa Senhora do Rosário e Praça do Grupo, e em Matrona, as ruas: Rua Sabino Dias Brito, Rua Tiradentes, Rua São Paulo, Rua Santa Izabel, Rua Santa Izabel, Rua Santa Helena, Rua São José Pereira, Rua Santa Rita, Rua Sebastião Pereira e Praça Manoel Pedro Silva. O prazo para conclusão das obras é de 180 dias.


Como a orientação é aproveitar a mão de obra local, além de levar asfalto para essas comunidades, essas obras auxiliam na promoção da cidadania, gerando emprego e renda. 

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Começa hoje o Festival Mundial da Cachaça

A cidade mineira Salinas recebe há 12 anos o Festival Mundial da Cachaça. Em 2014, a 13ª edição acontece nos dias 18, 19 e 20 na Passarela da Alegria. Na programação, shows regionais, venda e degustação de bebidas.

O evento apresenta 26 rótulos de cachaças que receberam recentemente o registro do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), selo que certifica a origem de um produto. Na ocasião, serão apresentadas as últimas novidades do mercado e lançamentos.

O Festival Mundial da Cachaça tem importância fundamental na aproximação entre os produtores e no desenvolvimento do setor, pois promove a geração de negócios entre os produtores e empresários, com a finalidade de expandir cada vez mais a cultura da cachaça artesanal no país e reconhecer a bebida como autêntico patrimônio cultural brasileiro.


De acordo com a organização do evento, Salinas abriga condições únicas de umidade, luz e temperatura, o que resulta em um produto diferenciado. O motivo está na produção de leveduras selvagens especiais dadas as condições de solo e clima. Salinas também é a única cidade brasileira a oferecer o curso superior de tecnólogo em cachaça.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Inscrições abertas para o 2º Festival Viola dos Gerais

O 2º Festival Viola dos Gerais chega para valorizar a música sertaneja raiz, aquela com letra e melodia voltadas para as coisas do campo ou história amorosas que permite a interpretação sertaneja.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 3 de agosto deste ano. Todo material deve ser enviado pelos Correios para a sede da Inter TV Grande Minas, em Montes Claros.

O festival terá uma única categoria: Música Sertaneja de Raiz. Cada compositor poderá inscrever duas músicas que não poderão ter duração superior a quatro minutos.

A primeira eliminatória será realizada na cidade de Ipatinga, no dia 30 de agosto e em Montes Claros, em dois dias, 5 e 6 de setembro. No dia 7 de setembro será a grande final no Parque de Exposições João Alencar Athayde.

A categoria Música Sertaneja de Raiz será premiada do primeiro ao terceiro lugar com os seguintes valores:

Primeiro Lugar: R$ 6.000,00
Segundo Lugar: R$ 4.000,00
Terceiro Lugar: R$ 1.000


Os vencedores do 2º Festival Viola das Gerais serão premiados com a gravação de um vídeo musical e a apresentação no programa Inter TV Rural, produzido pelo jornalismo da afiliada Rede Globo, Inter TV Grande Minas ou Inter TV dos Vales.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Patrão que não assinar carteira de empregada doméstica será multado

Quem tem empregada doméstica deve regularizar o contrato na carteira de trabalho até 7 de agosto, ou pode pagar multa de pelo menos R$ 805,06, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A determinação está em lei publicada em abril (12.964), que previa 120 dias para os patrões regularizarem a situação dos empregados domésticos. Com isso, a partir do dia 7 de agosto, deve haver o registro na carteira da data de admissão e da remuneração.

A multa pode ser acima de R$ 805,06 se a situação for considerada mais grave por conta do tempo de serviço, idade, número de empregados ou tipo de infração.


Fonte: G1

sábado, 12 de julho de 2014

Atenção aos sintomas da febre chikungunya

Parecida com a dengue e com o mesmo vetor da doença que virou problema de saúde pública no Brasil, a febre chikungunya chegou ao país principalmente por militares e missionários brasileiros que voltaram de missão no Haiti. A especialista do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Jois Ortega, diz que as pessoas não devem ficar alarmadas com a doença, mas sim atentas.

Febre, dores nas articulações, mal-estar, sintomas já conhecidos por muitos brasileiros, também fazem parte da infecção pelo vírus causador da febre. Segundo Jois, as dores nas articulações costumam ser mais intensas na febre chikugunya, mas normalmente a doença é mais branda do que a dengue. Desde o começo do ano foram confirmados 20 casos de chikungunya, todos com origem fora do país.

A doença é causada por um vírus do gênero Alphavirus e transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypti, transmissor da dengue, e o Aedes albopictus os principais vetores. Passados os sintomas, o paciente deixa de transmitir a doença para os vetores.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, é raro um paciente morrer em decorrência da doença. A mortalidade é menos frequente que nos casos de dengue. O tratamento é feito para combater os sintomas.
Desde 2004, o vírus foi identificado em 19 países. Porém, só no fim de 2013 foi registrada a transmissão dentro de países mais próximos do Brasil, como os do Caribe, e em março de 2014, na República Dominicana. Até então, só a África e a Ásia tinham a circulação do vírus.

Em 2010, o Brasil registrou três casos importados da doença, e o Ministério da Saúde passou a acompanhar a situação do vírus causador da febre chikungunya, orientando as secretarias de Saúde sobre o diagnóstico.


(Agência Brasil)

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Parque Estadual da Lapa Grande é aberto para visitação

Os amantes da natureza passam a ter uma nova opção de lazer com área verde e água abundante em Montes Claros. O Parque Estadual da Lapa Grande localizado a 10 km do Centro da cidade, será aberto para visitação ao público geral a partir deste sábado, dia 12. As visitas acontecerão aos sábados, domingos e feriados.

O parque foi criado oficialmente em 10 de janeiro de 2006 e é administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). O local é uma área de preservação ambiental de aproximadamente 7 mil hectares localizada na região norte de Montes Claros. A criação do parque teve como objetivo proteger e conservar o complexo de grutas da Lapa Grande. A área é preservada e conta com mais de mil pinturas rupestres e aproximadamente 60 grutas, sendo 50 catalogadas, matas ciliares e nascentes. É o maior parque urbano do mundo.

O valor de entrada é de R$ 5 por pessoa no horário de 8h30 às 16h30. Estudantes que apresentarem a carteira estudantil pagam meia entrada.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Confira o tempo de propaganda dos candidatos à Presidência

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta quinta-feira a estimativa de tempo que os 11 candidatos à Presidência da República terão no horário eleitoral no rádio e na televisão, que começa no dia 19 de agosto.

Segundo os dados, a coligação Com A Força do Povo, da candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT), terá 11 minutos e 48 segundos. A coligação Muda Brasil, do candidato Aécio Neves (PSDB), ficou com quatro minutos e 31 segundos. Eduardo Campos (PSB), da Coligação Unidos pelo Brasil, terá um minuto e 49 segundos.

O restante do tempo no rádio e na TV ficou dividido entre o PSC, do Pastor Everaldo (um minuto e oito segundos); PV, de Eduardo Jorge (um minuto e um segundo); PSOL, da candidata Luciana Genro (51 segundos), e Eymael, do PSDC (47 segundos). Os candidatos Levy Fidelix (PRTB), Zé Maria (PSTU), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) terão 45 segundos para expor suas ideias.

O TSE definirá a primeira ordem de exibição dos programas em sorteio no dia 5 de agosto. Nos programas seguintes, a ordem seguirá o critério de rodízio.


Com Agência Brasil

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Dia de campo gratuito na Expomontes

Foto: G1
O IFNMG é uma das instituições responsáveis pela realização do IV Dia de Campo em Bovinocultura, que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 11, a partir das 13 horas, durante a 40ª Expomontes, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros.

O dia de campo é voltado a profissionais de Ciências Agrárias, estudantes da área e produtores rurais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento (Auditório da Sociedade Rural de Montes Claros, dentro do Parque de Exposições) e nos escritórios regionais da Emater-MG.


Os temas do dia de campo serão conservação ambiental na propriedade rural, manejo alimentar de bovinos, seleção funcional de gado de leite e de corte e ordenhadeira mecânica. 

terça-feira, 8 de julho de 2014

Novas regras beneficiam usuários de telefonia

Começa a vigorar nesta terça-feira, 8 de julho, o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC), com novas regras a serem seguidas pelas empresas de telefonia, internet e TV por assinatura. Entre os benefícios previstos para os consumidores estão facilidades para o cancelamento imediato de serviços, sem necessidade de falar com atendentes.

O bloqueio das contas será automático, com prazo máximo de dois dias para conclusão, podendo ser feito por meio de ligação telefônica, pela internet ou pelos terminais. Além de ter a atribuição de cancelar as contas, caso seja a vontade dos clientes, as lojas associadas às operadoras terão também de fazer registro de reclamações, bem como atender a clientes que buscam resolver problemas em suas contas. O retorno sobre reclamações relativas a cobranças terá de ser feito, no máximo, em 30 dias. Se a empresa não cumprir o prazo, terá de corrigir automaticamente o valor da fatura. Se ela já tiver sido paga, a operadora terá de devolver o valor em dobro.

Outra vantagem, do ponto de vista do consumidor, é que as empresas operadoras terão a obrigação de retornar as ligações, caso elas caiam. As novas regras fixam ainda validade mínima de 30 dias para os créditos das contas pré-pagas. Caberá às empresas informar aos clientes pré-pagos a data de expiração dos créditos e, aos pós-pagos, que os serviços de mensagem (SMS) e internet móvel estão próximos de atingir os limites previstos no plano contratado.

No caso dos pós-pagos, as novas regras preveem também faturas mais detalhadas, de forma a dar mais clareza e transparência ao serviço. O regulamento prevê que os pacotes de serviços conjuntos (combos) estejam agrupados no mesmo contrato.

Ofertas e planos de vendas terão de ser disponibilizados nos sites das operadoras. Com isso, a Anatel tenta evitar que planos iguais sejam comercializados com valores diferenciados, prejudicando alguns clientes – prática relatada em queixas reportadas à Anatel. Além disso, os contratos com fidelização terão validade máxima de 12 meses.


Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 7 de julho de 2014

O preferido dos estrangeiros

Com a chegada de tantos estrangeiros a Minas Gerais era óbvio que uma de nossa iguarias culinárias acabaria sendo a “queridinha” dos visitantes. E você sabe quem ganhou? Desde que a Copa começou, porções de fígado com jiló, pratinhos abarrotados de feijão tropeiro, bandejas de pão de queijo e copos de caipirinha são os mais consumidos nos estabelecimentos próximo ao Mineirão.

Comerciantes que apostaram no tropeiro se deram bem. Os estrangeiros acharam o máximo a mistura de feijão, farinha, torresmo e linguiça. Mas as vendas de outro prato famoso, o fígado com jiló, também disparou na preferência dos gringos, cresceram 70% durante a Copa. É a culinária mineira fazendo a cabeça, ou o paladar, dos amantes do futebol. 

domingo, 6 de julho de 2014

Prazo de adesão à lista de espera do Sisu termina nesta segunda-feira

Encerra nesta segunda-feira, dia 07 de julho, o prazo de adesão à lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A adesão é feita no site do Sisu. A lista é apenas para a primeira opção feita na hora da inscrição. Os candidatos em lista de espera serão convocados pelas instituições a partir do dia 14.

Aqueles que não foram selecionados em nenhuma das chamadas poderão acessar o boletim pessoal no site do sistema e clicar no botão que confirma o interesse em participar da lista de espera. Também podem integrar a lista os candidatos que foram selecionados na segunda opção de curso, mesmo os que já fizeram a matrícula.


Nesta edição, foram ofertadas 51.412 vagas em 1.447 cursos de 67 instituições de educação superior federais e estaduais. Segundo o Ministério da Educação (MEC), 1.214.259 candidatos se inscreveram.

sábado, 5 de julho de 2014

Restituição do Imposto de Renda será liberada nesta terça

A consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física de 2014 estará disponível a partir das 9h da próxima terça-feira (8), no site da Receita Federal. O lote contempla 1.060.473 contribuintes, somando R$ 1,6 bilhão. O crédito será depositado no dia 15 de julho.

Além de acessar a página da Receita Federal para saber se terá a restituição liberada neste lote, o contribuinte pode também ligar no Receitafone, no número 146. Na consulta à internet, no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (eCAC), é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

Além da restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física de 2014 também será liberado na terça-feira a consulta aos seis lotes residuais (declarações que estavam retidas na malha fina) de exercícios entre 2013 e 2008. Com esses lotes, o valor total a ser liberado no dia 15 será R$ 1,8 bilhão e abrangerá 1.122.154 contribuintes.


A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate no prazo, deverá requerê-la pela internet, por meio do Formulário Eletrônico Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Portal e-CAC. 

sexta-feira, 4 de julho de 2014

PM lança edital do Curso de Formação de Oficiais para 2015

O Centro de Recrutamento e Seleção da Polícia Militar de Minas Gerais (CRS) divulgou o edital do Curso de Formação de Oficiais (CFO) para o ano de 2015. O curso terá duração de dois anos, com início previsto para fevereiro de 2015 e término em dezembro de 2016, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva. O principal requisito para o candidato que pretende se candidatar a uma vaga é possuir título de bacharel em Direito.

Serão 120 vagas, sendo 108 para o sexo masculino e 12 para o sexo feminino. As inscrições serão feitas pelo site www.pmmg.mg.gov.br/crs, de 31 de julho a 28 de agosto, a taxa é de R$ 151,58. As provas de conhecimento serão realizadas em Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre e Poços de Caldas.

Durante o curso será obrigatório o alojamento do cadete no primeiro ano, no todo ou em parte, com a finalidade de se familiarizar no regime de caserna. O cadete fará jus a remuneração, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica.


A remuneração básica inicial para o cadete do 1º ano do CFO/2014 é de R$ 3.895,10. Para o cargo de 2º Tenente a remuneração básica inicial é de R$ 5.991,49. Conforme Lei nº 19.576/2011, esses valores serão reajustados em junho/2014 (em 15%), em dezembro/2014 (em 12%) e abril/2015 (em 15%).

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Mais de 9 mil animais devem ser comercializados na 40ª Expomontes

Até o dia 13 de julho, a cidade de Monte Claros sedia a 40ª Expomontes, uma das maiores feiras de comercialização de gados do país. Serão realizados oito leilões da Sociedade Rural e a expectativa é que sejam comercializados mais de nove mil animais com um faturamento aproximado de R$ 11 milhões.

Mesmo com os problemas enfrentados por causa da seca na região, o diretor Avelino Murta considera que o mercado está mais aquecido que o ano passado. “Comercializamos a arroba a R$ 120. Se continuarmos assim, já estamos com saldo positivo referente a 2013. Houve um acréscimo de 20% no preço”, explica.

A qualidade genética dos animais do Norte de Minas Gerais é outro fator que se destaca. Para Murta “produzimos aqui os melhores animais. Muitos com alto desempenho genético, que não perde para nenhuma região do Brasil.”

Os leilões estão acontecendo no Parque de Exposições João Alencar Athayde, durante a semana às 19h e nos finais de semana sempre a partir das 13 horas.


Com informações do G1.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Aécio Neves dispara na intenção de votos para presidente em Minas Gerais

Saiu mais uma pesquisa! Realizada pela MDA/EM Data, e encomendada pelo Estado de Minas, a enquete apontou que os mineiros preferem o também mineiro, Aécio Neves. Ele aparece na dianteira da disputa presidencial, com 43,8% das intenções de voto, seguido da presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT), com 31,9%. O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) aparece na terceira colocação, com 4,3%. Pastor Everaldo (PSC) recebeu a indicação de 1,8% daqueles que responderam ao levantamento. Brancos, nulos e indecisos somam 16,8%. Outros candidatos somaram 1,3%.

A pesquisa registrada sob o número 00188/2014 foi realizada entre 22 e 26 de junho e ouviu 2.002 eleitores. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Na modalidade espontânea – quando não são apresentados os nomes dos candidatos –, o senador Aécio Neves continua na frente, mas com uma vantagem bem menor: o tucano foi apontado por 27,1% dos eleitores, seguido de perto por Dilma Rousseff, citada por 24,7%. Eduardo Campos recebeu a menção de 1,9%. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que não é candidato, foi citado por 1,2%. Marina Silva, que compõe a chapa de Eduardo Campos como candidata a vice-presidente, recebeu 0,9% das indicações.


Com informações do Estado de Minas