sexta-feira, 18 de abril de 2014

Vai comer um peixinho? Dê uma lida nestas dicas

O consumo de peixes e chocolates aumenta significativamente nesta época do ano, tendo em vista a quaresma e a Páscoa. Por isso, o ideal é balancear o cardápio e aproveitar o que há de bom nos chocolates e nos peixes. De acordo com a nutricionista da  Coordenadoria de Alimentação e Nutrição da SES, Joyce Xavier,  como o peixe é tradição na sexta-feira Santa, o bacalhau é uma boa opção devido ao seu potencial nutritivo. Rico em vitaminas B1 e D, sódio, magnésio, proteínas e ácido graxo ômega-3 e ômega-6, grandes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares, é um prato muito saudável. “A dica é lembrar sempre de cuidar para que a quantidade de carboidratos dos acompanhamentos, como arroz e batatas, fiquem em equilíbrio”, ressalta.

Além do bacalhau, outros peixes que podem deixar o cardápio muito mais saudável são salmão, pescada, atum e linguado. Mas muito cuidado na hora da compra. Quando frescos, devemos observar algumas características para que realmente consumamos algo saudável: os peixes devem possuir couro/escama firme, bem aderida, úmida e sem a presença de manchas; os olhos devem ser brilhantes, salientes e transparentes; as escamas devem ser unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele; as brânquias (guelras) devem possuir cor que vai do rosa ao vermelho intenso, ser brilhantes e sem viscosidade e por fim, com odor característico e não repugnante.


“É fundamental iniciar a refeição com um prato de salada verde e legumes cozidos, pois apresentam baixa quantidade calórica e são ricos em fibras, que dão maior sensação de saciedade. Para temperar a salada, a melhor opção é utilizar ervas frescas como o manjericão, alecrim ou cebolinha”, orienta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário