quarta-feira, 30 de abril de 2014

30 de abril: dia da carne suína mineira

Pela primeira vez na história de Minas Gerais, se comemora o Dia da Carne Suína, instituída pela lei 21.125, publicada em 4 de janeiro de 2014. A data tem por objetivo a valorização da cadeia produtiva por sua importância nos segmentos econômico, social e cultural do Estado.

Hoje, a suinocultura estadual conta com mais de 5 milhões de animais, cerca de 13% do plantel nacional, segundo dados da Associação dos Suinocultores de Minas Gerais (Asemg). Um dos indicadores da participação do setor no agronegócio é o Valor Bruto da Produção (VBP), que deve alcançar em 2014 a cifra de R$ 1,2 bilhão. O VBP é o resultado da multiplicação do volume de produção pela cotação média do produto.


O melhor de tudo é que a aceitação da carne suína é crescente porque o produto faz parte atualmente do grupo das proteínas saudáveis, com baixo teor de gordura. Claro, que esse avanço se dá aos cuidados com a alimentação dos animais, que atualmente é constituída de milho, soja, complementos vitamínicos e minerais. Além disso, os suinocultores de Minas têm uma atenção especial à genética dos suínos por meio da seleção de animais aptos a produzir mais carne e menos gordura. Então, consuma carne suína. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário