quarta-feira, 30 de abril de 2014

30 de abril: dia da carne suína mineira

Pela primeira vez na história de Minas Gerais, se comemora o Dia da Carne Suína, instituída pela lei 21.125, publicada em 4 de janeiro de 2014. A data tem por objetivo a valorização da cadeia produtiva por sua importância nos segmentos econômico, social e cultural do Estado.

Hoje, a suinocultura estadual conta com mais de 5 milhões de animais, cerca de 13% do plantel nacional, segundo dados da Associação dos Suinocultores de Minas Gerais (Asemg). Um dos indicadores da participação do setor no agronegócio é o Valor Bruto da Produção (VBP), que deve alcançar em 2014 a cifra de R$ 1,2 bilhão. O VBP é o resultado da multiplicação do volume de produção pela cotação média do produto.


O melhor de tudo é que a aceitação da carne suína é crescente porque o produto faz parte atualmente do grupo das proteínas saudáveis, com baixo teor de gordura. Claro, que esse avanço se dá aos cuidados com a alimentação dos animais, que atualmente é constituída de milho, soja, complementos vitamínicos e minerais. Além disso, os suinocultores de Minas têm uma atenção especial à genética dos suínos por meio da seleção de animais aptos a produzir mais carne e menos gordura. Então, consuma carne suína. 

terça-feira, 29 de abril de 2014

Prêmio de Música das Minas Gerais já tem seus concorrentes

As sessenta canções que concorrerão ao Prêmio de Música das Minas Gerais já foram selecionadas. Foram mais de 600 músicas inscritas de mais de 60 cidades de todo o Estado, sendo escolhidas, para concorrer ao prêmio, canções de 24 municípios. A primeira eliminatória, com apresentação de 15 músicas aconteceu no último dia 26 de abril, na histórica Diamantina.

Na primeira fase foram escolhidas três canções que representam o sertanejo, o samba e o que chamamos de MPB, duas vozes femininas muito firmes e uma suave masculina. A próxima etapa acontece na cidade de Uberlândia, no dia 17 de maio, no palco do Teatro Municipal. No mês de julho será feita uma pausa estratégica para a Copa do Mundo e, em 26 de julho acontece a terceira etapa em Montes Claros, na Praça da Matriz. A última fase do prêmio será no dia 30 de agosto, no Parque do Bariri, em Patos de Minas. A grande final será em Sete Lagoas no dia 20 de setembro.

Patrocinado pelo Grupo GA. BRASIL, o Prêmio de Música das Minas Gerais tem como compromisso mostrar ao público mineiro a nova safra de compositores do estado, dando oportunidade para artistas de todos os municípios mineiros.

Todas as canções selecionadas estão disponíveis no site do Prêmio de Música das Minas Gerais, www.premiodemusicaminas.com.br.


segunda-feira, 28 de abril de 2014

Inscrições para Olimpíada da Língua Portuguesa terminam dia 30 de abril

Se você é bom em Língua Portuguesa vai gostar desta notícia. Estão abertas as inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.  Podem participar docentes e alunos do 5º, 6º, 7º, 8º e 9º do ensino fundamental e 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. Os alunos de 5º e 6º anos participam no gênero poema, os alunos de 7º e 8º anos desenvolvem textos de memórias literárias e os do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio trabalham com crônica. Os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio desenvolvem o gênero artigo de opinião.

As oficinas de leitura e produção de textos serão desenvolvidas pelos professores durantes as aulas de língua portuguesa. As escolas devem enviar os textos produzidos às comissões julgadoras até o dia 15 de agosto.

A etapa final da Olimpíada será realizada em Brasília, em dezembro, quando serão anunciados os 20 vencedores nacionais. Ao longo das etapas, alunos e professores recebem medalhas e as  escolas dos estudantes com medalha de ouro serão contempladas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores e uma impressora, além de um projetor, telão e livros.


O prazo de inscrição vai até 30 de abril e os professores interessados devem estar vinculados à adesão das redes de ensino estadual ou municipal. Informações no site www.escrevendoofuturo.org.br.

domingo, 27 de abril de 2014

Gripe: como evitar

A transmissão do vírus da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

Mas alguns cuidados simples podem reduzir os riscos de contágio e disseminação do vírus, como colocar em prática a etiqueta da tosse – um conceito amplamente difundido pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC), uma organização americana de controle e prevenção de doenças – e que nada mais é que cobrir boca e nariz com um lenço ou com a parte superior das mangas das roupas ao espirrar ou tossir, evitando assim que as secreções se espalhem pelo ar e possam contaminar outras pessoas.


Outras recomendações são evitar locais fechados; lavar sempre as mãos com água e sabão; manter a janela do transporte coletivo aberta, mesmo em dias mais frios para facilitar a circulação de ar e descartar corretamente no lixo os lenços de papel.

A vacinação já está acontecendo em todo o Estado. Procure o posto de saúde mais próximo de sua casa e previna-se!

sábado, 26 de abril de 2014

Indústria em alta

As cidades do interior do estado de Minas Gerais bateram recorde de crescimento nos dois primeiros meses de 2014. A informação foi divulgada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) após uma pesquisa realizada em seis regiões: Leste, Zona da Mata, Triângulo Mineiro, Centro-Oeste, Sul e Norte de Minas.

No geral, o setor industrial acumulou um aumento de receita da ordem de 3,51% em relação aos dois primeiros meses do ano passado. Só o Norte do Estado apresentou um aumento no faturamento de 22,5%, seguido pelo Sul, com 17,18%.

Segundo o estudo, no Norte de Minas, no primeiro bimestre de 2014, a massa salarial, que é a soma de todos os salários pagos aos trabalhadores durante o ano, teve um aumento de 9,35%, sendo que apenas o Triângulo Mineiro apresentou aumento superior no quesito, de 10,03%. Só na Zona da Mata foi constatado um recuo de 10,24%. 


Com informações do site O Norte

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Criada a primeira Delegacia de Crimes contra Animais

Após anos de reivindicação e um abaixo-assinado com mais de 50 mil assinaturas, os defensores dos animais finalmente foram atendidos na última quinta-feira (24) pelo Governo do Estado. A Resolução 7.499 criou a primeira Delegacia Especializada de Investigação de Crimes Contra a Fauna de Minas Gerais.

A nova unidade será subordinada ao Departamento de Investigação, Orientação e Proteção à Família (DIOPF) e funcionará no mesmo prédio da Divisão de Meio Ambiente, na rua Piratininga, 105, bairro Carlos Prates, região Noroeste de BH.

A delegacia vai colocar à disposição pessoal e recursos para investigar, na capital, qualquer tipo de crime contra animais domésticos e silvestres, desde o abandono, agressões, maus-tratos e até tráfico. Ainda não há previsão de unidades similares no interior.


O órgão será comandado pela delegada Maria José Mendes Quintino, que contará com o apoio de um escrivão e quatro investigadores. Segundo a chefe da DIOPF, Olívia de Fátima Braga Melo, os trabalhos foram iniciados na última quinta-feira, dia 24.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

I Workshop do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Tecnológico da Cachaça

Se você é produtor de cachaça ou pretende ser, o Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG) vai promover nos dias 08 e 09 de maio o I Workshop do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Tecnológico da Cachaça e Indicação Geográfica da Região de Salinas.

O objetivo é fortalecer o Arranjo Produtivo Local (APL) da cachaça de alambique da região de Salinas, por meio da institucionalização de um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Tecnológico da Cachaça – CPDTC. Esse Centro terá entre suas funções a consolidação do IFNMG como centro de referência de estudos focados na cadeia produtiva da cachaça, construindo assim para a expansão do aprendizado e a transferência do conhecimento científico e tecnológico, além da disseminação do conhecimento sobre a indicação geográfica.

Mas quem pode participar? Todos os acadêmicos do Câmpus Salinas dos cursos de Engenharia de Alimentos e Licenciatura em Química e produtores de cachaça de Salinas e da região. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no Câmpus para os acadêmicos, e na APACS (Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas) para os produtores.


Para mais informações entre em contato no tel: 3841-7015.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Chá de Oliveira ajuda a emagrecer e combate o envelhecimento

Para quem aposta nos chás para manter a forma, agora tem uma opção que promete afinar a silhueta em pouco tempo. é o chá de oliveira. 

Pouca gente sabe que, a árvore, chamada de olea europaea, carrega em suas folhas propriedades capazes de ajudar a emagrecer e combater o envelhecimento. com apenas quatro xícaras por dia, você pode emagrecer até 5 kg por mês e segundo nutricionistas, têm mais propriedades do que o próprio chá-verde. Ele tem três vezes mais potássio, magnésio, selênio, zinco, cobre e manganês, e ainda é mais eficiente quando o assunto é acelerar o metabolismo. 

Cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, ainda estão tirando a prova dos benefícios do chá, mas afirmam que, além de emagrecedor, o chá também pode regular a pressão arterial. 

Quem saber como preparar o chá? É simples e não tem mistério. Coloque um litro de água em uma panela. Quando levantar fervura, despeje um punhado de folhas secas de oliveira, que podem ser encontradas em casas de produtos naturais. Ferva por mais de um minuto, deixe esfriar e coe. 

Para diversificar o sabor e evitar o uso de adoçantes, coloque folhas de hortelã ou cascas de abacaxi no momento da fervura. Se você preferir, pode colocar uma pitadinha de canela para dar sabor. Com poder termogênico, ainda vai dar um gás no metabolismo. Tome cerca de quatro xícaras por dia.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Campanha de Vacinação contra a gripe começa hoje em todo o Estado

Os dias mais frios característicos do outono e do inverno podem aumentar os casos de gripe e trazer complicações para pessoas mais sensíveis às mudanças de temperatura. Costumeiramente vista como uma doença de menor importância, a gripe pode se tornar grave e até mesmo levar à morte. Por isso, a importância de se vacinar contra a gripe.

A Campanha anual de Vacinação contra a Gripe começa hoje, dia 22, e vai até o dia 09 de maio. A vacina estará disponível nos centros de saúde de todos os municípios e no dia 26 de abril (sábado) acontece o dia D de vacinação, com ações simultâneas em todo o Estado para promover a vacinação massiva da população do grupo prioritário. A meta é imunizar 80% das 5 milhões de pessoas que compõem o grupo prioritário em Minas Gerais, protegendo quem tem mais riscos de desenvolver as formas mais graves da doença.


Este ano a campanha foi ampliada para as crianças e serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos. Também fazem parte do grupo prioritário pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores da área da saúde que exercem suas atividades em unidades que fazem atendimento para a influenza, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais e a população privada de liberdade.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Volta pra casa com trânsito intenso

Foto: Correio de Uberlândia
O fluxo de veículos nas rodovias do Norte de Minas aumentou na tarde desta segunda-feira, dia 21, na volta do feriado prolongado.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o número de veículos aumentou nas rodovias federais, mas o trânsito flui normalmente.

Nesta tarde, três acidentes foram registrados na BR-365 e ao todo oito pessoas ficaram feridas. Apesar dos acidentes a rodovia não precisou ser interditada.

Também nas rodovias estaduais da região o fluxo de veículos aumentou nesta tarde. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, o trânsito é intenso, mas ainda não há dados sobre registros de acidentes.
O balanço comparativo a outros feriados serão divulgados a partir desta terça-feira.


Com informações G1 Grande Minas

domingo, 20 de abril de 2014

Festival Comida di Buteco

Foto: Priscila Dornas
Para quem gosta de uma deliciosa comida de boteco, não pode perder mais uma edição do Festival Comida di Buteco, que acontece simultaneamente em 16 cidades do Brasil.

Aqui em Minas, a cidade mais próxima de Salinas, participante do Festival, é Montes Claros. Diferentemente das edições anteriores, onde alguns ingredientes eram obrigatórios na composição dos pratos, este ano o cardápio é livre, o que facilita e permite a criatividade do chef.

Então, se você gosta de apreciar uma boa “comidinha” e estiver de passagem por Montes Claros, visite algum dos restaurantes participantes e vote. A lista completa você encontra no link http://www.comidadibuteco.com.br/montes-claros/botecos/

Conheça agora os vencedores de Montes Claros, em 2013:

1º Lugar - Bar da Tia Dalva - Sacanagem da Tia Dalva
2º Lugar - Universo do Beiju - Panela Caipira de Minas

3º Lugar - Quintal Bar - Lampião e Maria Bonita

sábado, 19 de abril de 2014

Como passar a Páscoa sem peso na consciência

Para evitar as consequências do excesso de chocolate no organismo, que vão muito além de uns quilinhos a mais, a nutricionista da Coordenadoria de Alimentação e Nutrição da SES, Joyce Xavier, recomenda que na hora da sobremesa, a opção seja por frutas in natura ou doces de frutas, que além de serem menos calóricas são nutritivas e ricas em fibras. “Porém, se a vontade de comer chocolate for irresistível, prefira os ovos de Páscoa na versão meio amargo ou com uma maior concentração de cacau, já que os outros tipos de chocolates, como ao leite, branco e trufado, entre outros, são preparados com muito açúcar e gorduras.”, alerta. 

Muitos desses produtos possuem recheios ricos em gorduras trans que podem elevar os teores do colesterol (LDL colesterol), e reduzir os níveis de colesterol bom (HDL colesterol) no sangue, com isso, se consumidos em excesso podem trazer problemas futuros, como o aumento do peso e das taxas de colesterol e triglicérides no organismo.


Mas se mesmo assim você bater o pé e decidir comer chocolates opte sempre por um ovo pequeno, não coma o seu ovo em um único dia, não opte pelas versões diet ou light querendo se livrar da culpa, eles são tão calóricos quanto os tradicionais e, se receber muitos ovos de presente, divida entre os amigos e a família.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Vai comer um peixinho? Dê uma lida nestas dicas

O consumo de peixes e chocolates aumenta significativamente nesta época do ano, tendo em vista a quaresma e a Páscoa. Por isso, o ideal é balancear o cardápio e aproveitar o que há de bom nos chocolates e nos peixes. De acordo com a nutricionista da  Coordenadoria de Alimentação e Nutrição da SES, Joyce Xavier,  como o peixe é tradição na sexta-feira Santa, o bacalhau é uma boa opção devido ao seu potencial nutritivo. Rico em vitaminas B1 e D, sódio, magnésio, proteínas e ácido graxo ômega-3 e ômega-6, grandes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares, é um prato muito saudável. “A dica é lembrar sempre de cuidar para que a quantidade de carboidratos dos acompanhamentos, como arroz e batatas, fiquem em equilíbrio”, ressalta.

Além do bacalhau, outros peixes que podem deixar o cardápio muito mais saudável são salmão, pescada, atum e linguado. Mas muito cuidado na hora da compra. Quando frescos, devemos observar algumas características para que realmente consumamos algo saudável: os peixes devem possuir couro/escama firme, bem aderida, úmida e sem a presença de manchas; os olhos devem ser brilhantes, salientes e transparentes; as escamas devem ser unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele; as brânquias (guelras) devem possuir cor que vai do rosa ao vermelho intenso, ser brilhantes e sem viscosidade e por fim, com odor característico e não repugnante.


“É fundamental iniciar a refeição com um prato de salada verde e legumes cozidos, pois apresentam baixa quantidade calórica e são ricos em fibras, que dão maior sensação de saciedade. Para temperar a salada, a melhor opção é utilizar ervas frescas como o manjericão, alecrim ou cebolinha”, orienta.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Campanha contra a contratação do goleiro Bruno

Foto: Michelly Oda / G1
Uma campanha contra a contratação do goleiro Bruno para o time de Montes Claros, está sendo divulgada pelo Movimento Levante Popular da Juventude nas ruas do Centro de Montes Claros (MG). Foram espalhados diversos cartazes com os dizeres "levante-se contra o machismo” e “as mulheres dizem não a Bruno no Mocão”.

O goleiro tem um contrato assinado com o time local Montes Claros Futebol Clube, que atualmente disputa o Módulo II do Campeonato Mineiro.

Os advogados de Bruno entregaram à Secretaria de Estado de Defesa Social, nesta terça-feira,  um reforço do pedido de transferência do detento para a cidade do Norte de Minas Gerais para que assim o jogador pudesse atuar pelo time.

O juiz da Vara de Execuções Penais de Montes Claros, Francisco Lacerda Figueiredo, disse que recebeu o pedido de troca do detento pelo goleiro Bruno, mas que já respondeu à secretaria que não concorda com a permuta.

Segundo uma das organizadoras do movimento, Marta Gravi, a ida do goleiro Bruno a Montes Claros contribui para a naturalização da violência contra a mulher. “A presença dele contribui para que as agressões se perpetuem e continuem a ser vivenciadas no dia a dia”, declarou.


Com informações do G1.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Vestibular Medicina Funorte será dia 15 de Junho

A Funorte aplicará seu Vestibular de Medicina no dia 15 de junho de 2014. A data, que já havia sofrido duas mudanças, foi redefinida pela Comissão do Vestibular – COPS, para beneficiar todos os candidatos, principalmente aqueles que vêm de outras cidades, e que já estarão em Montes Claros neste período para a realização de provas em outras instituições.


As inscrições ainda não foram abertas. O Vestibular Tradicional Ação Soebras para os demais cursos das áreas da saúde, humanas e engenharias será aplicado no dia 1º de Junho. Para obter mais informações acesse www.funorte.com.br ou o facebook: www.facebook.com/funorte

terça-feira, 15 de abril de 2014

PIB do agronegócio bate recorde em 2013

O valor do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio de Minas Gerais em 2013 bateu recorde e atingiu R$ 142,5 bilhões. O crescimento foi de 4,49% em relação ao ano anterior. Os números fazem parte do estudo elaborado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, contratado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg).

Os números revelam que a agricultura foi responsável por 52,3% do PIB do agronegócio mineiro, ou R$ 74,5 bilhões. Já a pecuária respondeu por 47,7%, com um valor de R$ 68 bilhões em 2013, o que represente uma alta de 11,1%.

A agroindústria de base pecuária também apresentou crescimento, graças, principalmente, às vendas de carne de boi e de vaca. O aumento do faturamento das indústrias em relação ao ano passado foi de 22,1%.

Já a agricultura passou por dificuldades em 2013, principalmente por causa das sucessivas quedas de cotação do café, um dos mais representativos produtos na composição do PIB do agronegócio de Minas Gerais. Também houve redução dos preços do milho, soja, feijão, carvão vegetal e soja. Com isso, o PIB do setor agrícola no ano passado caiu 0,9%.

O destaque positivo do setor agrícola no período foi a agroindústria. Impulsionadas pelo etanol (anidro e hidratado), celulose e produtos têxteis, as agroindústrias, em média, apresentaram expansão de renda de 4,8%.


O relatório completo do PIB está disponível no site http://www.agricultura.mg.gov.br/images/files/relatorio_pib/pib_mar_2014.pdf

domingo, 13 de abril de 2014

Casal mineiro percorre país em busca de Bons Exemplos

Se por acaso, nós próximos dias, alguém for parado por um casal perguntando sobre uma boa iniciativa naquele lugar, pode parar para conversar. É o projeto Caçadores de Bom Exemplos, que está chegando em Santa Catarina.

Depois de passar por 24 estados, percorrer 520 municípios e conhecer mais de 900 ações sociais positivas, a expedição toca o território catarinense e avança rumo ao extremo-sul do Brasil. Os protagonistas dessa aventura são Iara, 33 anos, e Eduardo Xavier, 45 anos. O casal morador em Divinópolis, localizada no Centro-Oeste de Minas Gerais, decidiu largar tudo para sair em busca de iniciativas de impacto social espalhadas pelo país. A dupla vendeu a casa, equipou um carro e mesmo sem patrocínios pegou a estrada. Para eles, bom exemplo é aquilo que pode transformar. São ações feitas na comunidade, que vão além da comodidade e que ajudam a resolver problemas sociais.

Os Xavier dizem não ter motivação política ou religiosa. O interesse está na valorização das iniciativas, dando-lhes visibilidade que chega também através das reportagens publicadas por veículos regionais e de grande abrangência nacional. Isso faz com que ações muitas vezes pouco divulgadas tornem-se mais conhecidas na própria região onde estão inseridas.


Mais informações sobre o projeto no blog www.cacadoresdebonsexemplos.com.br/blog/.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

IFNMG seleciona professores para atuar no Campus de Salinas

Aqui no blog nós sempre estamos atentos a cursos de capacitação que podem beneficiar a comunidade. Mas, não apenas a cursos oferecidos, mas também a vagas disponíveis para professores da região.

E o Instituto Federal está com duas vagas em aberto, uma para professor de Língua Portuguesa e outra para professor de Patologia e Toxicologia Veterinária.

As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de abril na Coordenação de Gestão de Pessoas do Câmpus, situado na Fazenda Varginha, km 2 da Rodovia MG-404, em Salinas. O atendimento será das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30, nos dias úteis. As inscrições podem ser feitas também por meio de procuração.

A remuneração tem como parâmetro os vencimentos da classe levando-se em consideração o nível de especialização. O salário inicial para graduado é de R$ 2.764,45 e pode chegar a R$ 4.699,21 para doutorados com 40 horas/aula, além de benefícios.

O processo seletivo constará de prova de desempenho didático e prova de títulos. A Prova de Desempenho será realizada no dia 24 de abril de 2014, a partir das 8h, no Campus Salinas.


quarta-feira, 9 de abril de 2014

Bombeiros dão dicas sobre picadas de abelhas e marimbondos

Nesta época do ano, quando começam as floradas, muitos enxames itinerantes aparecem principalmente na zona rural das cidades. Isso sem falar no aumento do número de insetos nas colmeias. O calor também deixa as abelhas, vespas ou marimbondos mais agitados e agressivos.

E pensando em evitar acidentes mais graves, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais publicou em seu site algumas dicas. Confira:

•    Evite movimentos bruscos e excessivos quando próximo a colmeias;
•    Não grite, pois as abelhas são atraídas por ruídos, principalmente os agudos;
•    Evite operar qualquer máquina barulhenta próxima a colmeias. Examine a área de trabalho antes de usar equipamentos motorizados;
•    Ensine as crianças a se precaver e não matar as abelhas, vespas ou marimbondos;
•    Se for atacado, proteja o pescoço e o rosto das picadas, com a ajuda de uma camisa ou outra vestimenta. Se a ferroada ocorrer na cabeça e/ou pescoço, procure imediatamente auxílio médico;
•    Pessoas alérgicas a picada de insetos devem evitar caminhadas em áreas de mata, pois para quem é sensível à peçonha, apenas uma picada pode ser suficiente para gerar um choque anafilático;
•    Caso seja alérgico a picadas, pergunte ao seu médico o que fazer;
•    Caso alguém seja picado, é importante que faça a remoção imediata dos ferrões, pois eles continuam liberando peçonha gradativamente. A sua retirada interrompe esse processo;
•    Após a picada, a abelha perde seu ferrão e a bolsa de peçonha e morre. Contudo, o mesmo não se aplica às vespas e marimbondos. Após picar eles estão prontos para atacar novamente;

•    Em casos de formação de colmeias em residências, o proprietário deve acionar uma empresa de apicultura especializada para a remoção do foco. Nos casos mais críticos, acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. 

terça-feira, 8 de abril de 2014

Feirão Limpa Nome

Se você está com o nome sujo no comércio aí está uma boa oportunidade para regularizar a sua situação. Começou ontem, dia 07, em todo o território nacional, mais uma edição do Feirão Limpa Nome, para ajudar os consumidores endividados a limpar o nome sujo na praça. A ação vai se estender até 17 de abril e a participação é gratuita. O consumidor só precisa acessar o site www.serasaexperian.com.br e seguir as instruções.

Para negociar as dívidas e limpar o nome, basta que o consumidor entre no site do feirão e preencha um cadastro. Depois, é só escolher a empresa relacionada ao débito em aberto e seguir as orientações de negociação.

Segundo a Serasa, ao clicar no nome da empresa o consumidor terá acesso ao histórico da dívida que está no cadastro. Em alguns casos, o boleto para pagamento será oferecido diretamente na página. Em outros, no entanto, ele terá de entrar em contato com a empresa por chat online, e-mail ou telefone.


Ao todo, mais de 90 empresas, entre bancos, prestadoras de serviços e redes varejistas, vão participar da ação de recuperação de crédito. Ao menos 36 prometem oferecer condições especiais de negociação durante o feirão, como descontos e parcelamentos. Nessa lista estão, entre outros, os bancos Bradesco e HSBC, e a operadora TIM. Os descontos serão definidos caso a caso.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Hoje se comemora o Dia Mundial da Saúde

Criado pela Organização Mundial da Saúde em 1948, o Dia Mundial da Saúde surgiu por meio da preocupação em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo. Claro que a data também serve como alerta para os principais problemas que podem atingir a população.

Ter saúde é garantir a condição de bem estar e isso envolve aspectos físicos, mentais e sociais. Além disso, é necessário que informações acerca da higiene, doenças, lixões, aterros sanitários, preservação da água e até a separação do lixo em casa cheguem à população.

Cuidar do próprio organismo já é uma forma de garantir uma vida melhor e assim comemorar o Dia Mundial da Saúde com propriedade. Até porque saúde não é apenas não estar doente. Cuidar da saúde é fazer uma boa higiene, exercícios regularmente, e claro, uma alimentação balanceada.


E você, como cuida da sua saúde?

domingo, 6 de abril de 2014

Vai um angu aí?

Encontramos na culinária mineira uma diversidade de pratos. Em cada região do estado há uma comida típica diferente. Há pratos que se destacam na mesa de todas as casas mineiras, principalmente no interior, tais como o angu, que na maioria das vezes é confundido com a polenta do Sul do país.

O angu tem sua própria história. A princípio, era feito somente com fubá de milho e água e sem adição de sal.

Nos séculos coloniais o sal só podia vir de Portugal e era, também, um produto caro. Dessa forma, o angu de gosto, então insosso, era na realidade semelhante à comida dada aos porcos.
Tal semelhança, conta-se que deu origem ao nome deste prato que serve de acompanhamento a pratos principais.

O angu, nas regiões em que houve influência de imigrantes italianos passou a ser conhecido como polenta. No entanto, a polenta é um prato típico da cultura italiana embora o ingrediente principal, o "protagonista da história" seja, também, o fubá de milho.

 Quando o angu é preparado de uma forma mais cremosa para ser misturado com miúdos de vacas ou porcos recebe o nome de angu "à baiana".

Na verdade, a diferença entre angu e polenta está toda no tempero. Enquanto o angu mineiro, originariamente, leva apenas o fubá  de milho e água, a polenta leva sal e outros temperos.

 Ainda hoje há divergências quanto ao uso dos dois termos em questão.

Atualmente, algumas pessoas vêm incrementando esse prato, acrescentando caldo de carne, manteiga, queijo, cada uma dando o seu toque, abusando da  criatividade .


Enfim, apesar da rixa entre angu e polenta convenhamos que ambos são mesmo uma delícia e dão "água na boca".

sábado, 5 de abril de 2014

Cachaça não é água não

Que cachaça não é água, todo mundo já sabe e, quem não sabe, em algum momento da vida vai acabar descobrindo, seja pela ressaca, pela dor ou pelo amor. No entanto, você já parou para pensar de onde vem a branquinha?

A marchinha de carnaval acha que vem do Alambique, outros acham mesmo é que ela vem do bar, pronta para afogar qualquer mágoa ou potencializar sentimentos de vitória. Sem questionar o mérito da bebida que mais tem a cara do Brasil.

Para entendermos o nascimento da mais ardente das águas, precisamos voltar aos primórdios da colonização, com o início da produção açucareira. Naquela época, os portugueses tinham não apenas domínio pelo processo de plantio e cuidado da cana, como também contavam com um clima favorável.

Os procedimentos de fabricação do açúcar eram feitos pelos escravos, que faziam a colheita da cana-de-açúcar, esmagavam os caules e cozinhavam os caldos – transformando-os em melados. Essa técnica proporcionava a fabricação de um caldo mais grosso, a cagaça, e era dado aos animais junto com os restos da cana.

Você deve estar se perguntando, onde entra a cachaça que estamos acostumados a ver por ai e quem foi o verdadeiro responsável pela invenção dessa bebida? Pois fique sabendo, que o mentor da cachaça foi o tempo e as condições climáticas. Isso mesmo. O clima favorável e o passar dos dias faziam com que o líquido fermentasse, e se torna de alto teor alcoólico. Estima-se que um dia um escravo experimentou o líquido e dai se deu a cachaça.

Outra teoria afirma que em um momento os escravos misturaram o melaço antigo com o novo ocasionaram uma reação química que fez com que o líquido evaporasse, formando assim gotas no teto do engenho. Enquanto os escravos ficavam nos engenhos as gotas caiam em seus corpos, fazendo arder as feridas causadas pelos ferimentos. Acredita-se que, desse fato, nasceu o termo aguardente. Da mesma forma que as gotas que caiam do teto se dirigiam até a boca dos escravos levaram o nome de pinga.


Não demorou para que a pinga, cachaça, aguardente ou branquinha, superasse as barreiras dos engenhos de açúcar e se popularizasse no Brasil e do mundo – o resto é história de mesa de boteco.

Fonte: vocesabia.net

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Giovane no Montes Claros Vôlei?

Se você gosta de vôlei, vai gostar desta notícia. Pois, parece que vem um nome de peso para o Montes Claros Vôlei. Segundo o site O Norte, uma das boas possibilidades é o bicampeão olímpico Giovane Gávio. Claro que ele não viria para jogar, mas seria uma espécie de consultor.


Segundo o presidente do time, Paulo Martins, ele será como um padrinho, entrando com seu nome e sua experiência. Uma das atribuições será a busca por patrocinadores, além de trabalhar ao lado da diretoria em vários aspectos do projeto de reerguer o time, que hoje ocupa a última posição na Superliga Masculina. Nada mal, um mineiro contribuindo para um time de Minas Gerais. Estamos na torcida!

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Tremor de terra em Minas deixa população em alerta

E as placas tectônicas continuam em movimento. Em Santiago do Chile, que registrou um terremoto de 8° na escala Richter, na última terça-feira, nesta madrugada teve mais duas réplicas consideráveis, a maior delas de 7,6°.

O problema é quando a terra treme por lá, existe grande chance de ela tremer por aqui também. É como um efeito dominó. E foi o que aconteceu no último dia 01 de abril, por volta das 13h, em Montes Claros. O Observatório Sismológico de Brasília (Obsis) detectou um tremor de magnitude de 3,2°. Não é um tremor forte, mas com certeza assustou os moradores da região norte de Montes Claros. Tanto é que o Corpo de Bombeiros registrou cerca de 30 ligações solicitando ajuda.

O abalo sísmico foi detectado por duas estações em Minas Gerais e uma em Goiás, sendo respectivamente Itacarambi, Governador Valadares e Catalão. Não houve consequências graves, apenas algumas rachaduras foram registradas.


O tremor de maior intensidade registrado na cidade foi de 4,2 de magnitude ocorrido em 19 de maio de 2012.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Visita inesperada

Uma visita inesperada assustou os moradores de uma fazenda, localizada próxima a Montes Claros. Um jacaré da espécie papo amarelo, com 1,5 m de comprimento, estava circulando próximo a uma lagoa. Para um possível ataque, o proprietário do terreno amarrou a boca do animal com uma corda e acionou o Corpo de Bombeiros. Chegando ao local, os militares conferiram se ele estava ferido e o transportaram para o Ibama da cidade.

O jacaré do papo amarelo é típico da América do Sul e quando adulto pode medir até 4 metros. A espécie habita as florestas tropicais, preferindo áreas de baixada, lagoas, lagos e rios. É um animal carnívoro que vive aproximadamente cinquenta anos.


Justamente por todas estas características, todo cuidado é pouco. Por se tratar de um animal silvestre, tem grande potencial de ataque ao ser humano. Fica o alerta para a população. A melhor atitude é ligar para o 193, o telefone do Corpo de Bombeiros.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Vagas para professor no Instituto Federal de Salinas

O Instituto Federal do Norte de Minas está com inscrições abertas para processos seletivos simplificados de professor substituto nos câmpus Januária, Almenara, Salinas e Arinos, para preenchimento de dez vagas.
Em Salinas, especificamente, há uma vaga para professor substituto de História, Metodologia Científica na Pesquisa Educacional, Geografia, Didática e Fundamentos da Educação.

As inscrições devem ser feitas até hoje, dia 01 de abril, na própria Instituição, no setor responsável por Gestão de Pessoas. Os processos seletivos constarão de provas de desempenho didático e títulos.


Para acessar o edital, clique aqui.