segunda-feira, 31 de março de 2014

Recordar é viver

Vamos relembrar um pouco a história de Salinas? Entre os vários assuntos abordados no blog do pesquisador e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, Roberto Carlos Moraes Santiago, um post chama bastante atenção, a chegada do primeiro automóvel a Salinas.

Segundo o pesquisador, foi um Ford Bigode e chegou à cidade em 1925. O acontecimento foi tão importante para cidade que foi decretado até feriado. O carro era conduzido por Domingos Português e seu patrício Aníbal e vinha do município de Francisco Sá.


Três anos depois, o prefeito da época, Cel. Idalino Ribeiro, iniciou a construção da estrada que ligava Salinas a Brejo das Almas, que ficou pronta em 1929. 

sábado, 29 de março de 2014

Proteja seu cão da leishmaniose

Nos meses de novembro a março, devido ao período chuvoso e quente, há maior incidência do mosquito transmissor da Leishmaniose, doença muito comum ao cão e ao homem.
A leishmaniose é infecciosa e existem dois tipos, a visceral e tegumentar. A visceral, mais conhecida como calazar, acomete o fígado, baço e medula, além de causar febre, anemia, tosse seca, fraqueza, palidez e pode matar até 90% dos pacientes se não forem tratados.
A tegumentar é mais frequente em zonas rurais e tem sido relatada em pessoas que praticam ecoturismo, escalada ou ainda sitiantes. A manifestação mais comum são lesões de pele ou acometimento das mucosas nasal e oral.
O cão é o principal reservatório da doença e justamente por isso o governo está alertando a população em relação à prevenção, uma vez que identificada a doença, o cão deve ser sacrificado, segundo recomendação do Ministério da Saúde. No Brasil, ainda não existem medicamentos registrados para o tratamento dos cães e a utilização dos medicamentos de uso humano pode induzir a resistência da Leishmania, complicando o tratamento dos seres humanos.
Uma das maneiras de evitar a contaminação é por meio da coleira impregnada com inseticida (Scalibor). O método ainda está sendo testado pelo MS, mas se os resultados forem satisfatórios logo a coleira será utilizada como estratégia de controle da doença.
Quanto à prevenção, o básico ainda é a melhor opção, ou seja, a limpeza periódica dos quintais.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Comissão vai buscar ajuda para produtores rurais

A seca que afetou o Norte de Minas vem causando uma série de prejuízos, principalmente para os produtores rurais. A situação está tão complicada que a Sociedade Rural e o Sindicato dos Produtores Rurais criaram uma comissão para traçar estratégias de ajuda aos produtores atingidos pela seca.

Os prejuízos acumulados das últimas duas safras somam-se a safra atual, e ultrapassam a casa dos R$ 800.000.000,00. E na tentativa de ajudar o homem do campo, essa comissão vai buscar apoio dos governos Estadual e Federal, além de solicitar auxilio junto às instituições financeiras. Segundo o presidente da Sociedade Rural, Osmani Barbosa Neto, o momento é de unir forças para não aumentar ainda mais os débitos.


Os produtores rurais que necessitarem de ajuda podem procurar a Sociedade Rural e agendar atendimento. Cada caso será analisado e encaminhado à diretoria responsável para o auxilio. Não será cobrada nenhuma taxa extra.

A Hora do Planeta é mineira

A Hora do Planeta é um ato simbólico, quando 150 países apagam as luzes dos principais pontos turísticos das cidades, com intuito de promover uma reflexão sobre o aquecimento global e as ameaças ao meio ambiente.

Anualmente, a ONG WWF, idealizadora do movimento, escolhe um grupo de jurados que tem a missão de eleger capitais em 13 países com as melhores ações na preservação ambiental sustentável, o que eles chamam de Desafio das Cidades.

E este ano a capital mineira recebeu o título de “Capital Brasileira da Hora do Planeta”. Belo Horizonte venceu a disputa com Rio de Janeiro e São Paulo, pois apresenta uma estratégia de baixo carbono integrada, guiada por uma visão forte e construída através de ações concretas, como a Usina Solar Fotovoltaica, instalada na cobertura do Mineirão, um dos estádios da Copa do Mundo; a substituição das lâmpadas semafóricas tradicionais pelas luzes de led; a utilização do BRT no transporte público, que utiliza diesel elétrico, combustível menos poluente em comparação aos tradicionais, entre outras.

Durante a participação na Hora do Planeta, no próximo sábado, das 20h30 às 21h30, serão apagadas as luzes da Igreja São Francisco de Assis, a sede da prefeitura, a praça da Bandeira, a Assembleia Legislativa, a Cidade Administrativa, a Câmara Municipal e a Secretaria de Meio Ambiente, além de bares e hotéis.


Se você quiser também pode participar. Basta apagar a luz de casa, da empresa ou qualquer outro lugar e apoiar essa causa sustentável.

quarta-feira, 26 de março de 2014

O perfil da população idosa de Minas Gerais

O Governo de Minas Gerais realizou um estudo para saber quem é a população idosa do Estado. A publicação foi feita a partir dos dados da edição de 2011 da Pesquisa por Amostra de Domicílios de Minas Gerais (PAD-MG).

O resultado apontou que em 2011, 10,1% dos mineiros eram idosos entre 60 e 79 anos e 1,7% tinham mais de 80 anos, somando 2.302.000 pessoas. As regiões que apresentaram estruturas etárias mais envelhecidas foram a Zona da Mata, onde os idosos representavam 13,3% da população total, Jequitinhonha/Mucuri (13,2%), Rio Doce (13,1%) e Central (13,1%). O percentual de idosos era menor na Região Metropolitana de Belo Horizonte (11%), Alto Paranaíba (10,1%) e Noroeste (8,6%).

Mais de 80% dos idosos também eram os responsáveis pelo domicílio em Minas Gerais. Outro dado bastante impressionante é que quase 30% deles eram analfabetos em 2011. Entre as pessoas acima de 80 anos, esta taxa sobe para 40%.

A pesquisa ainda apresenta dados na área da saúde, trabalho e alimentação. Entre os hábitos mais comuns está o fato de que 72% declararam nunca ter fumado e somente 13,4% da população acima de 60 anos praticavam atividade física de forma suficiente em 2011.

Mesmo os dados não sendo atuais, já que a pesquisa está baseada em números de 2011, e em três anos muita coisa muda, agora se espera que políticas públicas sejam criadas para garantir uma velhice com mais qualidade aos idosos mineiros.

Se você quiser saber mais detalhes da pesquisa, acesse o site www.agenciaminas.mg.gov.br.


terça-feira, 25 de março de 2014

Equipe de Taekwondo de Salinas em festa


No último domingo, dia 23, a equipe de Taekwondo de Salinas realizou um exame de faixa para graduação de categoria. O evento aconteceu no Clube Campestre Xuá e contou com a presença do Mestre Daniel Melo, Mestre Junior e Gabriel, que recentemente passou na seletiva para a Seleção Brasileira de Taekwondo. No teste, os mestres avaliaram as técnicas e os movimentos dos atletas.

Além do exame de faixa, a equipe também comemorou a filiação da Federação de Taekwondo de Minas Gerais à Confederação Brasileira de Taekwondo. É a força do taekwondo brasileiro de volta a Minas Gerais.

Segundo o presidente de entidade, Lécio Mizael, a missão agora é promover a união entre todos os atletas que representam o Estado. “Somos uma entidade aberta que quer estar vinculado à confederação e sistema olímpico com tudo o que de bom Minas Gerais tem para oferecer”, declarou.


Parabéns taekwondistas de Minas Gerais por mais esta vitória. E principalmente aos atletas de Salinas por terem, a partir de agora, a oportunidade de mostrar sua luta para todo o Brasil.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Sede do CREA em Salinas

Foto: Rafael Motta
Fiscalizar empresas, profissionais e obras que envolvam qualquer um dos ramos da engenharia, arquitetura e engenharia agronômica. Essa é a função do CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, que a partir de 2015 terá sede em Salinas.

O projeto já foi aprovado pelo governo municipal e a nova sede do Conselho irá atender cerca de 20 municípios vizinhos. Os serviços prestados vão desde registro de profissionais e empresas até esclarecimento de dúvidas e procedimentos.


Alguns acreditam que a construção da nova sede do CREA em Salinas é positiva para o município, pois dará mais visibilidade aos profissionais da região. Outros apostam que a fiscalização será mais intensa. Tomara!   

sábado, 22 de março de 2014

Sábado de protestos pelo Brasil

Foto: Jornal do Brasil
O sábado foi marcado por manifestações em todo o Brasil. Às 15 horas pró-militares e antifascistas realizaram marchas em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte simultaneamente.

A Marcha da Família com Deus pediu a intervenção constitucional das Forças Armadas para “livrar o Brasil do PT”. Já a Marcha Antifascista foi programada para protestar contra a "articulação golpista".

Ambas foram articuladas pelas redes sociais e levaram algumas pessoas às ruas. A adesão não foi expressiva como manifestações anteriores. Muitas pessoas confiram presença no evento criado no Facebook, mas poucas foram “levantar a bandeira” realmente.

Em Belo Horizonte, por exemplo, o fiasco da marcha foi maior. Apenas 50 pessoas se concentraram na porta da 4ª Companhia de Polícia do Exército, na rua Juiz de Fora, no Santo Agostinho, região centro-sul da capital.


Já que este tipo de movimento vem perdendo força, que tal decidir o futuro do país nas urnas? Estamos em ano de eleições e aí sim os brasileiros poderão dizer por quem querem ser representados. O problema é qualquer saco de cimento ou tratamento dentário compra o voto facilmente. Quando os brasileiros perceberem o valor do seu voto, não precisarão sair de casa em um domingo de sol, de diversão com a família, de descanso, para reivindicar seus direitos no meio da rua. 

sexta-feira, 21 de março de 2014

Seja bem-vindo outono

O outono começou oficialmente às 13h57min do dia 20 de março. O verão quente, de temperaturas absurdamente altas em todo o país deixou saudade para alguns, no entanto, o outono chega sempre com aquela sensação de início de ano, hora de alcançar as metas e objetivo, e até certo aconchego. Tem gente que diz ser a estação mais agradável.

Mas como será o tempo no outono 2014? A previsão é de dias típicos da estação que se caracterizam por temperaturas mais quentes pela manhã e mais frias no final do dia. De acordo com os meteorologistas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a passagem de frentes frias que antes causavam pancadas fortes de chuva começa a provocar quedas de temperatura, semelhantes àquelas de inverno, enquanto o volume das chuvas diminui.

Então é bom se preparar! Já lavou os casacos, jaquetas, enfim, a roupa de frio? Se hoje essas peças estão com aquele cheirinho de guardado, é bom ficar atento, pois você vai precisar delas.

A umidade também vai estar um pouco mais baixa que o normal, em alguns dias de maio e junho. Nas regiões serranas, há a possibilidade de ocorrência de nevoeiros e geadas nas primeiras horas do dia.

No Sul de Minas, Zona da Mata e nas regiões Oeste e Central do estado, os termômetros vão surpreender, seja ficando acima ou abaixo dos valores esperados. E quanto às chuvas? Até final de abril não chove muito no Norte e Leste de Minas.  Já a partir de maio e junho as precipitações devem ficar acima da média para a estação.


O outono termina dia 21 de junho, às 7h51.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Cursos de graça para a população


A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC) abriu período de inscrições para as 291.338 vagas em cursos técnicos ofertados pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). As inscrições para vagas em cursos técnicos subsequentes, para candidatos que já concluíram o ensino médio, deverão ser feitas no site do MEC até o dia 21 de março. Mas os interessados têm que correr, pois há apenas 162.339 para a região sudeste.

Os cursos são gratuitos e as aulas terão início nos dias 14 de abril e 12 de maio de 2014. As vagas para os cursos serão ocupadas, prioritariamente, por estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral.

O aluno também deverá ter se submetido à edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2013, e que cumulativamente tenham obtido nota acima de zero na prova de redação.

A divulgação dos resultados, em primeira chamada, está prevista para o dia 25 de março, e a segunda chamada para o dia 1º de abril.

Os candidatos podem obter mais informações a respeito das regras e procedimentos previstos neste Edital por meio da Central de Atendimento do MEC, do telefone 0800 616161 ou do correio eletrônico sisutec@mec.gov.br.

O valor da água na reabilitação de lesões neuromusculares

Foto: aquabrasil.info
A reabilitação física na água vem sendo cada vez mais utilizada por clubes esportivos e clínicas de fisioterapia especializadas. Conhecida como hidrocinésioterapia, a técnica proporciona uma recuperação mais rápida e, muitas vezes, mais eficiente.

Entre as pessoas que sofreram algum tipo de lesão neuromuscular, a fase da reabilitação é o momento mais importante do desenvolvimento do paciente e, por isso, o ganho de força e tempo são grandes vantagens.
Segundo o Dr. Beny Schmidt, chefe do Laboratório de Patologia Neuromuscular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), trabalhar com a reabilitação dentro da água traz três eminentes vantagens:

1) Ganho de massa muscular e melhora nas contraturas articulares;
2) Isenção da gravidade terrestre;
3) Bem estar.

Para Beny Schmidt, 90% das lesões neuromusculares deveriam ser reabilitadas a partir de exercícios hidrocinesioterapêuticos, ou seja, exercícios realizados dentro da água. Porém, a reabilitação na água não é muito comum no Brasil. Existe uma carência de lugares apropriados, como clubes e hotéis, para que a reabilitação seja realizada. "Isso acontece porque ainda há muito preconceito: os hotéis não se sentem cômodos ao deixar que um paraplégico faça fisioterapia ao mesmo tempo que seus hóspedes aproveitam a piscina nas férias" comenta o especialista.

Segundo o IBGE, 24% da população brasileira possui algum tipo de deficiência física. Apesar deste alto índice, os centros de reabilitação são muito escassos, não só na rede pública, mas também na privada.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Área vip em sala de aula?

Um absurdo chocou os moradores de Montes Claros, localizada a um pouco mais de 200 km de Salinas. Alunos de uma escola particular teriam que pagar uma taxa extra para sentar nas primeiras cadeiras da sala de aula.

A matéria foi publicada no portal G1 e segundo os alunos entrevistados a taxa cobrada era de R$400,00 por ano e caso o valo não fosse pago, funcionários da escola convidavam o estudante a deixar o lugar.


Alunos denunciaram a escola ao Procon Municipal e Estadual, que encaminhou o caso para o Ministério Público. O órgão já notificou a instituição de ensino, que alega ser apenas um serviço oferecido ao aluno que deseja ter a comodidade de chegar mais tarde. A direção da escola disse ainda que o “serviço” consta em contrato. Aonde vamos parar?

terça-feira, 18 de março de 2014

Cultura para a comunidade

Foto: divulgação
Para os amantes das artes cênicas, uma boa notícia. O Departamento de Artes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) está com inscrições abertas para o projeto "Teatro Universitário". Serão 20 vagas para cada curso: Dança Contemporânea, Técnicas Circenses, Iniciação Teatral I, Iniciação Teatral II, Grupo de Contadores de História, Dança Criativa, Interpretação, Workshop de Contação de História e Vídeo-Espetáculo Comentado.

As inscrições acontecem até o dia 21 de março e a taxa de inscrição é de R$ 25,00. A oficina é aberta para toda a comunidade, com idade mínima de 10 anos.


Maiores informações no site da instituição, www.unimontes.br.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Teatro em Salinas


O Grupo Galpão deu uma passada na cidade de Salinas na última segunda-feira, 17 de março. Eles apresentaram a turnê Jequitinhonha, com o espetáculo os Gigantes da Montanha, obra que narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila isolada do mundo.

Para quem não conhece ou pouco sabe sobre esse grupo teatral, o Grupo Galpão é uma das companhias mais importantes do cenário teatral brasileiro. Foi criado em 1982, e suas peças passam entre o popular e o erudito, apresentam tradição e contemporaneidade, o teatro está na rua e no palco. Com essa mescla, o Galpão cria uma cena de forte comunicação e empatia com o público.

O Grupo já participou de mais 40 festivais internacionais (na Europa, América latina, Estados Unidos e Canadá) e cerca de 70 nacionais, em todas as regiões do país, sendo o único grupo brasileiro a se apresentar no “Globe Theather”, em Londres. Acumula mais de 100 prêmios brasileiros, com destaques para o “Prêmio Shell” (1994 – Rio de Janeiro), nas categorias melhor direção, melhor figurino e melhor iluminação, e para os Prêmios do estado de Minas Gerais “Usiminas Sinparc”, “SESC Sated”, de Reconhecimento Cultural pelos 25 anos de Atividades e a “Ordem do Mérito Cultural”, condecoração do Ministério da Cultura dada a grupos e personalidades que contribuíram e contribuem para a cultura brasileira.


É simplesmente imperdível! Mas se você não conseguiu assistir a apresentação do elenco hoje em Salinas, eles estarão na terça-feira, 18, em Virgem da Lapa, e na quarta, 19, em Araçuaí.

Vinho e arte

Não só pelas cachaças o Brasil é conhecido mundialmente, mas também por seus vinhos. O sul do país vem se destacando na produção e conquistando seu lugar no cenário internacional.

Uma das grandes vinícolas é a Villa Francioni, localizada em São Joaquim, na Serra Catarinense. E além de vários vinhos premiados, a vinícola decidiu inovar e os serão produzidos por um artista, também catarinense, mais que premiado. Trata-se de Juarez Machado, que buscou inspiração para criar uma série de rótulos exclusivos para o vinho que leva o nome dele. O tema aborda os cinco sentidos (olfato, tato, paladar e visão) além do universo exterior e interior, num total de sete rótulos diferenciados. Juarez Machado também compôs um poema que está no contra-rótulo de cada garrafa.

A ligação do artista com o universo do vinho é antiga, o artista mora há mais de 30 anos em Paris, além de degustar e provar  vinhos de diferentes países, ele também já realizou exposições temáticas como “Chateuax Bordeaux”, resultado de visitas às principais vinícolas da França. A parceria com a Villa Francioni surgiu a partir de uma visita à vinícola, para o lançamento da exposição assinada por ele, “Castelos de Vinho”, ainda em 2012.  Em seu depoimento Juarez Machado disse que ao conhecer os vinhedos, a arquitetura e o apreço pela arte (marca do fundador, Dilor Freitas), ele sentiu orgulho de ser catarinense. Após degustar os vinhos da Villa Francioni, ele chorou e se embriagou com tanta inspiração, “voltei para o atelier, para pintar mais mil quadros”, lembra o artista.


A elaboração do vinho Juarez Machado coube ao enólogo Orgalindo Bettú, que está na empresa desde a fundação, no ano 2000. O rótulo foi produzido com quatro diferentes uvas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Malbec, a safra é 2007. O vinho de potente estrutura é complexo e equilibrado, lembra os sabores de café torrado. Permaneceu em estágio mínimo de 15 meses em barris de carvalho francês. O teor alcóolico é de 14%.  Combina perfeitamente com carnes assadas ou em molhos bem condimentados. 

sábado, 15 de março de 2014

Mulheres estão investindo mais

Administrar as finanças pessoais é um desafio e tanto para qualquer um, independente do gênero, visto que vivemos em um País que sempre se preocupou muito pouco com a educação financeira de sua população. E para a mulher, ainda tudo é muito novo, mesmo com a substancial melhora do poder aquisitivo conquistada ao longo das três últimas décadas. Por outro lado, já é possível sentir uma procura do público feminino por informações sobre como organizar as finanças e sobre como e em que investir.

A mulher, embora seja tradicionalmente mais vulnerável ao consumo, vem começando a se engajar na busca por uma melhor qualidade de vida e da independência financeira.

E investir é sempre uma excelente opção. Para isso, o primeiro passo é começar pelo controle do orçamento mensal. Anote tudo: despesas e receitas. Se as despesas estiverem maiores que as receitas, é hora de parar, cortar os custos desnecessários e se disciplinar. Mas se estiver sobrando reserva em caixa, pense seriamente em investir, independente do valor.

Agora se você está devendo, pague. Não protele dívidas, procure o credor e negocie uma maneira de reduzir os juros cobrados, trocando uma linha de crédito mais cara por uma mais barata. E para não se endividar novamente, não incorpore o cheque especial e o limite do cartão de crédito à renda mensal.


Pronto! Agora basta buscar informações sobre investimentos. No entanto, muito cuidado. Procure serviços de procedência reconhecida, um banco ou uma corretora de sua confiança. Existe uma infinidade de produtos disponíveis, um deles com certeza vai se adequar ao seu perfil e objetivo de investimento.

Carro movido a uísque

Tem uma empresa escocesa que está produzindo biocombustível a partir de resíduos da produção de uísque! É o biobutanol, que dizem ser uma variação mais eficaz do etanol e não requer adaptação dos motores que rodam a gasolina para ser utilizado.

O projeto ainda está sendo testado, mas os resultados são animadores.  Se aprovado, o desafio será a produção em massa para fazer com que o biobutanol chega às bombas dos postos de gasolina.

Então, prepare-se! Pois em poucos dias, você ter a opção de abastecer com biobutanol.

Veja mais aqui

sexta-feira, 14 de março de 2014

Conheça o Taekwondo de Salinas


A fanpage do blog Salinas Imediato está movimentada no Facebook. E já começamos a receber informação dos seguidores. Aos poucos vamos começar a publicá-las por aqui também.

E quem fez contato conosco foi a equipe de Taekwondo de Salinas. Os atletas estão há poucos dias de prestar o 1° Exame de Graduação, que vai acontecer no dia 23 de março, no Xuá Clube Campestre; e estão treinando forte desde outubro do ano.

As trocas de faixa servem como incentivo além de trazerem consigo um aumento de conhecimentos, habilidades e aptidões.

Se você mora na região e quer praticar Taekwondo, as aulas acontecem todas terça e quinta, às 19:30h, no Xuá Clube, e segunda, quarta e sexta-feira , às 18:30h, no Cecs Clube.

Eles também têm endereço na web, tkdsalinasmg.blogspot.com.br.

Leilão de troca de arroz

No último dia 13, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fez cinco leilões de troca de arroz que permitirão o envio de 5.751 toneladas do cereal para países que abrigam refugiados e que enfrentam situações de insegurança alimentar e nutricional. Gaza receberá a maior quantidade do produto (3.536 t), seguida de Síria (1.226 t), Líbano (397,7 t), Jordânia (366 t) e CisJordânia (225,7 t). O valor total da operação foi de R$ 10,785 milhões.

A vantagem desse tipo de operação é que ela dá agilidade à entrega do produto aos outros países. Isso porque o participante oferece o arroz beneficiado e pronto para ser exportado. Em troca, ele recebe da Conab uma quantidade maior do produto "in natura".  Como o arroz beneficiado já vem embalado e com a documentação pronta para exportação, o envio aos países necessitados ocorre mais rapidamente.

A ação da Conab cumpre a lei federal Nº 12.429, de 20/06/2011, que determina o auxílio, por parte da Companhia, a famílias internacionais que estejam em situação de insegurança alimentar e nutricional, por meio da doação de alimentos oriundos dos seus estoques públicos. O órgão responsável pela definição das quantidades e destinos é o Ministério das Relações Exteriores (MRE). A ação é coordenada pela Agência das Nações Unidas de Assistência a Refugiados da Palestina (UNRWA).

quinta-feira, 13 de março de 2014

O mito brasileiro

A cachaça de Salinas é tão famosa que tem até livro contando sua história. Trata-se da  cachaça Havana, que é produzida na região desde a década de 40.

No livro, “O mito da cachaça Havana – Anísio Santiago”, de Roberto Carlos Morais Santiago, a bebida é tratada como um produto lendário. A cachaça é tão reverenciada que o autor afirma que “quem tem uma garrafa guarda como se fosse um tesouro, dada a sua preciosidade”.

 Mas não é só no livro que a Havana é personagem principal. Ela já foi tema de inúmeras reportagens em TV, jornais e revistas. Sem contar nos famosos que não abriam mão de apreciá-la, como Ronald Reagan (ex-presidente dos EUA), François Miterrand (ex-presidente da França), Fidel Castro (atual ditador de Cuba), Hélio Garcia (ex-Governador de Minas), entre outros.


Se você gosta de cachaça e quer conhecer um pouco mais sobre sua produção e como ela se tornou um mito brasileiro, leia O Mito da Cachaça Havana, o produto que marcou a história do Sr. Santiago, de Salinas, Minas Gerais e do Brasil.

Mais de 20 brasileiros perdem a função dos rins diariamente


O envelhecimento da população, o diabetes, a hipertensão e o sobrepeso vêm aumentando o número de pessoas com doenças renais. O total de pacientes que tiveram quase a totalidade da perda das funções dos rins aumenta em 8% a cada ano, gerando uma média de 22 pacientes novos por dia. O Brasil ultrapassou a marca dos 100 mil pacientes em diálise atualmente, ou seja, ligados a uma máquina para sobreviver.

A prevenção é fundamental para conter esse avanço. Mas como prevenir? O sal, o açúcar e as gorduras estão entre os principais responsáveis pela situação atual. É importante o acompanhamento das doenças crônicas, afinal mais da metade das pessoas com doenças renais graves são pacientes que tiveram complicações da diabetes e hipertensão. Outros fatores de risco são o tabagismo e o sobrepeso.

Estima-se que entre 10 e 15 milhões de brasileiros tenham algum grau de comprometimento dos rins. Além disso, 40 mil pessoas não têm acesso aos serviços de saúde e devem morrer desassistidos – observados os indicadores internacionais, como o dos países Argentina e Uruguai.


Tá esperando o que para cuidar dos seus rins? Exija de seu médico exames periódicos e previna-se. Esse é o recado no dia 13 de março, Dia Mundial do Rim. 

Ligue 180

Em meio ao trânsito, ouvindo a Voz do Brasil, me chamou a atenção uma notícia sobre um projeto que foi apresentando no Senado, o qual obriga as emissoras de rádio e televisão, os jornais e revistas, inclusive os meios presentes na internet, a divulgarem o telefone da Central de Atendimento à Mulher — o “Ligue 180”.

Não sei se o projeto será aprovado ou não, mas me questionei por que eu não tinha conhecimento desse serviço. Então, fui à internet pesquisar e descobri que é um serviço de utilidade pública de emergência, gratuito e confidencial, criado em 2005, ou seja, há nove anos. Funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados e pode ser acionado de qualquer lugar do país. Inclusive atende brasileiras em situação de violência na Espanha, Itália e Portugal.


Aí está a importância de sua divulgação. Quantas mulheres vítimas de violência poderiam ter um destino diferente se tivessem conhecimento desse serviço? Vamos começar divulgando entre nossos familiares e amigos. Com certeza é uma boa maneira para exercer a cidadania, já que o governo não se preocupou popularizar o “Ligue 180” no ato de sua implantação.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Uma dose de cachaça por dia. Pode?

Cachaça é uma bebida alcoólica e mesmo que seja extremamente agradável degustá-la, para quem gosta, sempre vem aquela preocupação em relação aos malefícios do álcool. No entanto, se consumida em doses comedidas, a cachaça também pode fazer bem à saúde humana.

Quem consome quantidades moderadas de álcool apresenta níveis de HDL (“o colesterol protetor”) 10% a 20% mais altos do que os abstêmios. Interfere também na coagulação do sangue, o que pode reduzir a probabilidade de infarto indiretamente e ao diminuir o risco de desenvolver diabetes do tipo 2, aquele que costuma se instalar na vida adulta.


Mas qual é a dose certa de cachaça por dia? As opiniões sobre o assunto divergem muito, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o limite diário para o homem seria de duas doses, ou seja, aproximadamente 25 gramas de cachaça. Já para as mulheres a dose deve ser de 12 gramas. Claro, tudo isso vai variar de pessoa para pessoa. Então, você já sabe. Com moderação tudo é possível!

terça-feira, 11 de março de 2014

Mais de 1 milhão de doses para Minas Gerais

Começou ontem em todo o país a primeira etapa da vacinação de meninas com idade entre 11 e 13 anos contra o HPV, que pode causar vários tipos de câncer, incluindo o câncer de colo do útero.

O Papiloma Vírus Humano (HPV) é uma doença sexualmente transmissível. O vírus contém características assintomáticas e pode ficar encubado por um longo período, impedindo a manifestação e identificação da doença. A melhor forma de detecta-lo é procurar por lesões resultantes do HPV, o câncer do colo de útero, no caso das mulheres, e verrugas que atingem ambos os sexos.


Eis a importância de imunizar as meninas nessa faixa etária, pois teoricamente ainda não iniciaram a vida sexual. E para facilitar ainda mais o acesso, a vacinação contra o HPV será feita nos postos de saúde e escolas públicas e privadas. O Ministério da Saúde irá disponibilizar um milhão de doses e visa imunizar mais de 500 mil meninas.

O que é cachaça?


Pesquisando sobre a cachaça, já que Salina é referência no assunto, encontrei algumas curiosidades, entre elas o que é a cachaça.

Quando estrangeiros vem ao Brasil ou brasileiros viajam ao exterior é muito comum ter que explicar o que é a cachaça. Então, aqui vai uma definição bem bacana publicada no site Tradição Mineira.

“A cachaça pertence a nobre família dos destilados, da eau-de-vie ou aquavit. Trata-se de um destilado feito à base de cana-de-açucar, leveduras e água. É uma das bebidas mais populares do Brasil, e definida pela legislação brasileira como produto alcoólico obtido a partir da destilação do caldo de cana fermentado devendo apresentar teor alcoólico entre 38º e 54º GL.

Cachaça, aguardente ou caninha, os nomes têm origem no modo de processamento utilizado para a obtenção da bebida. Os métodos utilizados são o artesanal e o industrial, com a distinção qualificada de acordo com o sistema de produção.


A cachaça artesanal vem se transformando em um produto nobre, concorrendo com os destilados mais nobres do mundo. É geralmente de maior qualidade e mais cara, chegando a certos casos, a dose e o litro, a custar o dobro do preço de um whisky escocês de 12 anos”.

Fonte: Tradição Mineira

segunda-feira, 10 de março de 2014

Selo de garantia

Além de produzir bom requeijão, Salinas também é conhecida mundialmente por sua cachaça. São mais de 60 marcas artesanais, que produzem aproximadamente 5 milhões de litros da bebida por ano.

A bebida é tão bem vista no mercado nacional, que possui até um selo que garante a fabricação na região. Essa garantia foi implantada em julho do ano passado, depois que um falsificador foi preso comercializando uma cachaça artesanal de inferior qualidade por R$1.000.

Produção rastreada


A concessão do selo será feita após análise de um comitê. Para ter direito ao selo, a empresa terá de comprovar que fabricou ou comprou cachaça na região de Salinas pelos últimos três anos. O selo terá um código que permitirá o rastreamento da fabricação até o produtor. A certificação será concedida pelo período de um ano e, após esse prazo, terá de ser renovada.

Remédios mais caros

Prepare seu bolso! A partir do dia 31 de março os medicamentos vão ficar mais caros. O aumento será de quase 3,47%. Você deve estar se perguntando: só? Quando se compra uma caixa de remédio, o aumento praticamente não pesa no bolso, agora para aqueles que deixam o salário do mês inteiro na farmácia, o reajuste será impactante.

Para você ter uma ideia, remédios mais populares, com preços que giram em torno dos R$ 10, sofrerão aumento de R$ 0,40.


O conselho é agir preventivamente. Então, se você tem a possibilidade de comprar algumas caixas de remédio a mais na próxima compra, com certeza vai economizar bastante nos próximos meses. 

domingo, 9 de março de 2014

Música outra vez


Orquestra Philarmônica de Salinas foi revitalizada. Depois de quase 10 anos fora de atividade a música e a cultura da cidade estão mais vivas do que nunca.


E isso é muito bom, já que a música sempre esteve presente da vida dos homens e se destaca, principalmente, por promover momentos de descontração, tanto para quem faz música como para quem a ouve.

A música é considerada uma prática cultural e humana, e não existe nenhuma civilização ou agrupamento que não possua uma manifestação musical própria. 

A criação, o desempenho, o significado e até mesmo a definição da música variam de acordo com a cultura e o contexto social. Ela se expandiu por muitos anos e atualmente é utilizada de diversas maneiras, não só como arte, mas também como ferramenta educacional e terapêutica. A música está presente em uma série de atividades coletivas, como rituais festivos e religiosos.


A iguaria salinense

O município de Salinas é conhecido pela qualidade do requeijão, essa iguaria brasileira que agrada a todos os turistas que por aqui chegam. Mas você conhece a origem do requeijão?

O requeijão, como outros quitutes, nasceu no ritual do chá colonial servido nas casas dos coronéis. Uma disputa por qual deles era o melhor incentivou as sinhás a inventarem novas delícias. Além disso, o requeijão era uma das formas de aproveitar o leite excedente, já que não havia geladeira.


E aos poucos ele foi se popularizando. Hoje está na mesa de grande parte dos brasileiros. Alguns são mais consistentes, outros nem tanto. Tem até requeijão light! O requeijão só muda mesmo a partir do norte de Minas Gerais. Muda de cara, textura, formato, cor e embalagem. E não poderia ser diferente! Ele é conhecido como requeijão crioulo, do norte, preto ou ainda baiano. Pode variar de uma massa branca, com toques amarelados, a uma massa cor de caramelo (esse é o requeijão preto, encontrado no nordeste mineiro). É vendido em blocos, o original mesmo, da região do Serro, é no formato redondo e despejado sobre formas recobertas com folhas de bananeira.

sábado, 8 de março de 2014

Nada a comemorar

Hoje o mundo comemora o Dia Internacional da Mulher. Empresas compram flores ou chocolates para duas colaboradoras, maridos e namorados também entregam presentes, mas na verdade não muito o que celebrar.

Mulheres ainda recebem salários inferiores em relação aos homens; mulheres são assediadas diariamente, seja na rua ou no trabalho; algumas são agredidas em casa por seus próximos, enfim, não há respeito pela mulher.

E foi por essas e outras bandeiras que mulheres de todo o mundo saíram às ruas hoje para exigir respeito. O movimento, que foi chamado de "A Marcha Mundial das Mulheres", gritou a favor das causas da mulher brasileira em São Paulo (em frente ao Masp),  Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (na Lapa), Parintins (AM),  Mossoró (RN), Recife (PE), Aracajú (SE), Esteio e Porto Alegre (RS), Belém (PA), Salvador (BA), Brasília (DF), Cuiabá (MT)  e nas cidades cearenses de Canindé, Quixadá e Fortaleza.

Os Direitos da Mulher

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), são direitos das mulheres:

1. Direito à vida.
2. Direito à liberdade e à segurança pessoal.
3. Direito à igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminação.
4. Direito à liberdade de pensamento.
5. Direito à informação e à educação.
6. Direito à privacidade.
7. Direito à saúde e à proteção desta.
8. Direito a construir relacionamento conjugal e a planejar sua família.
9. Direito a decidir ter ou não ter filhos e quando tê-los.
10. Direito aos benefícios do progresso científico.
11. Direito à liberdade de reunião e participação política
12. Direito a não ser submetida a torturas e maltrato.

E é justamente porque os direitos citados acima são insuficientes para garantir o bem-estar na mulher, que hoje elas resolveram protestar. Hoje as mulheres dizem não ao machismo, combatem a violência sexista, a mercantilização do corpo da mulher, querem ter o direito ao aborto legal e seguro, entre outras lutas que se transformadas em leis, e realmente cumpridas, aí sim vão garantir às mulheres uma vida melhor.

O galo gigante de Salinas

Foto: G1
Um galo tem dado o que falar no norte de Minas Gerais. É que um galo da raça “índio gigante”, de 1,18 metros, tem chamado a atenção dos moradores e até de especialistas, já que a espécie mede normalmente um metro.

O nome do galo é Rex e já é atração na cidade. Turistas que passam por Salinas fazem questão de levar de recordação uma fotografia com o galo gigante.

A raça

O galo índio gigante foi trabalho de seleção genética iniciado nos anos 80, a partir dos conhecidos galos de briga. O resultado são aves que medem cerca de um metro da ponta da unha do dedo maior à ponta do bico e, por volta dos 130 dias, já estão prontas para o abate, com peso vivo médio que vai de 2,5 quilos (fêmeas) a 3 quilos (machos). Os machos adultos podem chegar a pesar oito quilos.

Sua origem está intimamente ligada aos criatórios de aves combatentes. Na verdade, a linhagem é resultado do cruzamento de animais maiores que comumente nasciam, e, por não servir para a rinha, eram descartados.

Percebendo que esses animais poderiam ser aproveitados numa linhagem para corte em função de características desejáveis como massa muscular avantajada, resistência e rusticidade, e também com pena das aves que, depois de criadas com carinho, eram postas para brigar.

Surgiu, então, o índio gigante, cujo nome original era caipira gigante. 

Fonte: www.galoindiogigante.net