segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Medicamento desenvolvido em Minas Gerais pode mudar tratamento da mucosite no mundo

É com a ajuda das abelhas que Minas Gerais pode mudar a forma como o mundo trata a mucosite, uma das principais complicações em pessoas submetidas à radioterapia na cabeça e no pescoço. O gel à base de própolis verde foi desenvolvido pela UFMG e uma farmácia de Minas e ajuda não só a prevenir como a curar a doença, que causa lesões na parte interna da boca. Em grau severo, o paciente fica sujeito à infecção generalizada, com risco de morte.

A eficácia do produto 100% natural e sem contraindicações será publicada este mês no Journal of Clinical Pharmacology, revista da comunidade científica internacional.

O produto só não é recomendado para pessoas alérgicas à própolis, 0,1% da população. Também dá conta de eliminar sozinho a maioria esmagadora dos micróbios da boca, dispensando a combinação com outros remédios, como antifúngicos – às vezes necessários para complementar a terapia com o remédio padrão.

Liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o gel à base de própolis verde já é fabricado e vendido no Brasil e exportado para Estados Unidos, Japão, França e Grécia, mas como produto de higiene bucal, uma espécie de creme dental premium.


Leia a reportam na íntegra aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário