terça-feira, 30 de setembro de 2014

Primavera sem chuvas significativas em Minas

Neste ano, a primavera começou oficialmente às 23h29 do dia 22 de setembro. A estação das flores será marcada pelas tempestades, que terão como causa frentes frias, podendo vir acompanhadas de granizo, rajadas de vento, chuva rápida e intensa.

A primavera tem como principal característica a transição entre as estações secas e chuvosas, devido a um aumento gradativo dos níveis de umidade relativa do ar e também das temperaturas. Isso contribui para a ocorrência de pancadas de chuva no final do dia.

Previsão

Segundo o técnico de planejamento hidroenergético da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, Geraldo Paixão, não são esperadas chuvas significativas no Estado, até a metade do mês de outubro, sendo que as frentes frias que ocorrerem até lá serão caracterizadas mais pela ocorrência de fortes ventanias e granizo do que pelo volume de chuva.

Ainda de acordo com Geraldo Paixão, em novembro, a previsão é de chuvas dentro da normalidade em todo o Estado. Ele lembra que, naquele mês, a média de chuvas é bem maior, tanto na frequência quanto no volume.

Já em dezembro, as chuvas ocorrem de maneira mais contínua. Nas Regiões Norte e Leste, ficam ligeiramente acima do normal; no Sul e Centro, abaixo do normal e nas demais regiões ficam dentro da normalidade.

Fonte: Aconteceu no Vale


segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Formulário de justificativa eleitoral já está disponível para o eleitor mineiro

Já está disponível, na página do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, o formulário de justificativa para as Eleições 2014. Esse formulário também pode ser obtido em qualquer um dos 351 cartórios eleitorais do Estado.

Com o objetivo de facilitar para o eleitor, a partir desta quinta-feira (2), haverá um estande no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte, com horário de 8 às 20h, para distribuição de formulários de justificativas aos eleitores que transitarem por lá. O eleitor poderá pegar o formulário e ainda consultar o número de seu título de eleitor – informação imprescindível para o correto preenchimento do formulário.

Os formulários de justificativa devem ser entregues, pelo próprio eleitor, durante o período de votação, ou seja, das 8h às 17h, no dia do pleito – 5 de outubro e 26 de outubro, se houver segundo turno – em qualquer seção eleitoral ou posto de justificativa fora do seu domicílio eleitoral (cidade onde vota).


Para tirar dúvidas ligue no Disque-Eleitor (148). 

domingo, 28 de setembro de 2014

Infestação de cupins ameaça Mata Atlântica em Minas Gerais

Foto: Adriano Neves
Depois do homem, duas espécies de cupins são hoje a maior ameaça para o que sobrou da Mata Atlântica na região do Alto Vale do Jequitinhonha. O cupim branco, que ataca principalmente os canaviais, e o cupim preto subterrâneo, que ataca as árvores. Agricultores em Itamarandiba denunciam que o nível da praga está se tornando alarmante.

A praga vem se alastrando com uma velocidade incontrolável nos últimos 30 anos e colocando em risco as florestas da região próximas ao parque da Serra Negra, uma unidade de conservação com mais de 13 mil hectares, reconhecida pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Ciência Educação e Cultura.

Para os engenheiros florestais, o meio mais eficaz de controle da praga é com o uso de agrotóxicos. No entanto, os pequenos agricultores temem o envenenamento do solo e das inúmeras nascentes que banham a região, como as do Córrego do Bananal e o do rio Itamarandiba.

A região do Alto Jequitinhonha, concentra a maior reserva de floresta artificial do planeta, com cerca de 400 mil hectares de área de eucalipto plantada, principalmente nos municípios de Turmalina, Capelinha, Itamarandiba e Carbonita.

A planta foi introduzida na região no início da década de 1970. Os pequenos agricultores acreditam que o eucalipto seja um dos responsáveis pela proliferação dos cupins.

Ainda de acordo com os agricultores da região, órgãos do Estado como a Emater e o IEF – Instituto Estadual de Florestas – não fornecem nenhuma orientação de como proceder para controlar os cupins.





sábado, 27 de setembro de 2014

Festival de Comida da Roça vai recepcionar o 30º concurso do Queijo do Serro

O evento de encerramento da segunda edição do Festival de Comida da Roça, que acontecerá no dia 19 de outubro, no Mercado Municipal, de Conceição do Mato Dentro, vai recepcionar o 30º concurso do Queijo do Serro. Realizado pela EMATER-MG em parceria com os municípios da região e instituições técnicas, o concurso é um incentivo aos produtores para a adequação às questões sanitárias e manutenção das características artesanais do produto. Cinco finalistas participarão de concurso em nível estadual.

Conhecido nacionalmente pela sua qualidade, o Queijo do Serro foi registrado como patrimônio imaterial de Minas Gerais em 2002. Para os consumidores, o produto se destaca por ser mais úmido e por apresentar um toque de acidez no sabor, resultantes da utilização do “pingo” na sua produção. O pingo é um fermento natural recolhido do soro do queijo, capaz de aplicar no laticínio características únicas como a textura, a cor, a consistência, o sabor e o aroma. Quesitos fundamentais na avaliação do produto.

Atualmente, dez municípios da região são registrados como produtores do Queijo do Serro. São estes: Serro, Sabinópolis, Dom Joaquim, Alvorada de Minas, Rio Vermelho, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas, Materlândia, Paulistas e Conceição do Mato Dentro. Eles estarão sob avaliação no dia 19 de outubro, durante a realização do evento de encerramento da segunda edição do Festival de Comida da Roça. Pelo menos 25 produtores estarão participando. Destes, os primeiros cinco lugares irão representar a região no concurso estadual do queijo.


O corpo de jurados será composto apenas por profissionais técnicos, mas o evento poderá ser acompanhado pelo público. O 30º Concurso Regional do Queijo do Serro será realizado na sede da COOPA – Cooperativa Agropecuária dos Produtores Rurais do Médio Espinhaço a partir das 10 horas.

Fonte: Aconteceu no Vale

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Confira a programação da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

A Festa de Nossa Senhora do Rosário tem suas singularidades, dependendo da região,mas geralmente, ocorre nos meses de agosto, setembro ou outubro e é promovida pelas Irmandades e compõe-se de duas partes: a litúrgica, de conteúdo católico, incluindo missas e outros ofícios religiosos, e a folclórica, constituída pela subida do mastro, a realização de espetáculos pirotécnicos e números musicais, e a presença dos reinados e suas guardas.

Ao chegarem à igreja, as guardas recebem a benção e participam da missa festiva. Em alguns lugares, durante a missa, são coroados o rei e a rainha do congado, em outros, a coroa é vitalícia e hereditária. Após a missa, os participantes saem, com seus reis, num festejo alegre que percorre as ruas levando o ritmo dos tambores e as cores das roupas africanas.

Os festejos também são espaços para o pagamento de promessas. "Se a rainha alcança uma graça, ela pode arcar com as despesas da festa por um ou sete anos", conta Domingos Vieira Rocha, capitão-regente da Guarda de Moçambique do congado do bairro João Pinheiro de Belo Horizonte.

A Festa de Nossa Senhora do Rosário é um importante elemento na integração do negro junto à sociedade brasileira. Agrupados em torno de uma devoção, o povo escravo procurou manter sua cultura e aspirava sua valorização como ser humano dotado de conhecimentos e sentimentos, que merecia ser tratado com dignidade.

E a festa da Chapada do Norte, que vai acontecer de 03 a 13 de outubro, já tem programação definida. O evento é reconhecido como Patrimônio Imaterial de Minas Gerais, então vale a pena conferir. A programação você encontra aqui.


quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Rio São Francisco vive a pior seca dos últimos 30 anos

Foto: EM
O prolongado período de estiagem está colocando em risco a nascente do Rio São Francisco, em Minas Gerais.

O alerta foi feito na última terça-feira, 23, pelo chefe do Parque Nacional da Serra da Canastra, Luiz Arthur Castanheira. Segundo ele, a nascente do rio, situada em São Roque de Minas, dentro da área de preservação na Região Centro-Oeste de Minas, está secando.

A vazão de água diminuiu significativamente nos últimos dias. Para Castanheira, a situação é a pior dos últimos 30 anos. “A seca está brava demais. O que houve aqui é que os pequenos tributários (afluentes) que existem na cabeceira maior do São Francisco, na nascente, secaram nos últimos dias. Apenas uns dois continuam com água, mas com uma vazão bem pequena”, explicou.


Alô autoridades? Alguma solução? Ou temos que começar a rezar para São Pedro?

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Ibama concede licença de operação para o mineroduto Minas-Rio

Foto: Jornal O Tempo
O Ibama concedeu nesta terça (23) a licença de operação para o mineroduto Minas-Rio, da Anglo American, que vai levar minério de Conceição do Mato Dentro (MG) a São João da Barra (RJ). O documento foi publicado no site do Ibama, é assinado pelo presidente do órgão, Volney Zanardi Junior e válido por seis anos.

Para emitir a licença, o Ibama desconsiderou os relatos dos órgãos que acompanham o projeto, como o Ministério Público e o Grupo de Estudos em Temáticos Ambientais (Gesta), da UFMG, que apontam problemas na obra. “Existem muitos problemas no empreendimento como um todo. É um descalabro”, diz a pesquisadora do Gesta/UFMG, Ana Flávia Santos.

A crise hídrica, que ameaça o abastecimento de água e energia do país, também não impediu o licenciamento. Para funcionar, o empreendimento vai precisar de 2,5 milhões de litros de água por hora. A outorga para a captação já foi concedida pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). A água sairá do rio do Peixe e é suficiente para abastecer cerca de 393 mil pessoas, o equivalente à população de Montes Claros, no Norte de Minas. O cálculo leva em consideração o consumo de 152,6 litros por dia para cada habitante. Esse foi o consumo médio do país nos últimos três anos, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (Snis), publicado pelo Ministério das Cidades.


O licenciamento da mina será discutido em reunião da Superintendência Regional do Meio Ambiente (Supram) Jequitinhonha, ligada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Minas Gerais, na próxima segunda-feira. A apreciação foi adiada por 15 dias porque o Ministério Público Estadual pediu vistas ao processo. 

Fonte: Aconteceu no Vale

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Vídeo mostra queda de helicóptero na represa de Furnas

Um vídeo registrado por um internauta mostra o momento exato da decolagem e queda do helicóptero na represa de Furnas, próximo ao município de Fama, no sul de Minas Gerais, no início da tarde de sábado (20). Duas pessoas morreram no acidente. Nas imagens, a aeronave decola de um local próximo à represa, ganha altitude, tenta se virar, mas acaba caindo na água.

Três pessoas estavam na aeronave. O piloto, Bruno Abitbol de Andrade Nogueira, de 34 anos, sobreviveu. O corpo do policial militar Marcos Antônio Alves, de 43 anos, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, ainda no fim da noite de sábado. Na tarde deste domingo (21), por volta de 16h30, a corporação retirou da água a aeronave com o auxílio de um equipamento específico. O corpo de Lívia Reis Carvalho, de 27, mulher do policial, estava preso às ferragens pela bacia e pernas.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave estava com a documentação em dia. De acordo com a Polícia Civil, o piloto do helicóptero prestou depoimento na delegacia de plantão no último sábado. Ele foi liberado em seguida. O caso será encaminhado para a Delegacia de Fama, que ficará responsável pela investigação.

Fonte: Hoje em Dia

https://www.youtube.com/watch?v=YUJrpGShINk


segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Casos da febre Chikungunya deixam estados e municípios em alerta

A transmissão dos primeiros casos da febre chikungunya dentro do Brasil acendeu o sinal de alerta em estados e municípios. Desde janeiro, o Sistema de Vigilância em Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 39 casos da doença no país. Desses, 37 são importados (contraídos em outros países) e dois autóctones (contaminação ocorrida em território brasileiro). Por isso, as estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue e também é um dos principais vetores da nova doença, estão sendo intensificadas em todo o país.

Os dois casos de transmissão no Brasil foram registrados em Oiapoque, no estado do Amapá. Depois da confirmação, o Ministério da Saúde passou a seguir as orientações do plano nacional de contingência da doença. Entre as ações previstas estão a busca ativa de novos casos suspeitos, com alerta nas unidades de saúde e comunidade, remoção e tratamento químico de criadouros de mosquitos Aedes aegypti, além da aplicação de inseticida (fumacê). Os profissionais de saúde também foram orientados sobre os cuidados com os pacientes.


Em Minas, as secretarias de estado e municipal de Saúde elaboram plano de contingência para agir se houver suspeita ou confirmação de doentes em território mineiro. 

Fonte: Estado de Minas

domingo, 21 de setembro de 2014

Produção de queijo da roça movimenta a economia mineira

A produção de queijos artesanais, mesmo não sendo uma prática comum, movimenta a economia e traz lucros a produtores de São João Del Rei. Grande parte das vendas são feitas para abastecer o mercado interno de restaurantes e quitandas.

Por dia, cerca de 30 queijos são produzidos e distribuídos e dos 37 produtores cadastrados na Secretaria de Agricultura da cidade, apenas três se dedicam à produção do queijo minas artesanal. Segundo o Secretário de Agricultura, Rogério Bosco, a produção precisa ser acompanhada para que as questões de segurança alimentar sejam cumpridas. “O queijo tem essa questão que é muito bem trabalhada e o acompanhamento do gado e rebanho. Com isso a produção precisa de mais atenção e acompanhamento além de mais incentivo também”, afirmou.

A identidade gastronômica da cidade faz com que turistas visitem a cidade em busca das comidas da terra e de melhorias na produção. O chamado "queijo da roça" começou a ser usado em restaurantes da cidade. Com o status de gourmet, o queijo minas é característico da culinária mineira. Chefe de Cozinha, Ana Pires afirma que ajuda a preservar a identidade e ainda resgata o valor do produto. "O que esse queijo promove é o resgaste de um sabor mais autêntico e mais histórico por ser feito como antigamente", finalizou.


sábado, 20 de setembro de 2014

Estiagem afeta o turismo em Minas Gerais

O baixo nível da água no Rio São Francisco tem gerado prejuízos a vários setores da economia nos municípios ribeirinhos em Minas Gerais. Em Três Marias, região central do estado, o turismo é a principal fonte de renda, mas nos últimos três meses o número de visitantes caiu 80%, segundo a Secretaria de Turismo do município.

“Realizamos um Carnaval fora de época, que é muito tradicional, e nem a metade do público compareceu. E essa queda influencia na vida de todas as pessoas, desde os que alugam barcos até os proprietários de pousadas. É uma reação em cadeia, que afetou o comércio de forma geral”, fala Maria Amélia Martins, secretária de Turismo.

Em Pirapora, no norte do estado, o turismo também tem sofrido perdas com a seca no Velho Chico. Uma das principais atrações turísticas da cidade e do Norte de Minas, o vapor Benjamim Guimarães, teve os passeios suspensos em agosto, devido à falta de navegabilidade do rio.


Leia mais aqui.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Represa de Três Marias está com apenas 6% do volume útil

A Represa de Três Marias, Norte de Minas Gerais, registrou o volume útil de 6,13% na última quarta-feira (17), de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Esta é a primeira barragem construída ao longo do Rio São Francisco, que nasce em Minas Gerais e passa por cinco estados.

Inaugurada em 1962, a represa tem a capacidade de armazenar 21 bilhões m³ de água, equivalente a sete vezes o volume da Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro, em uma área de 202.500 m². “A importância da bacia vai além dos benefícios de geração de energia elétrica. Ela é mais importante no que concerne a produtividade social e econômica do estado”, analisa o técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), Reinaldo Nunes.

Segundo a secretária nacional do Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) e o Consórcio dos Municípios do Lago de Três Marias (Comlago), Sílvia Freedman, as cidades que estão acima da represa ainda não sofrerão com as consequências do nível do reservatório. Entretanto, 10 municípios que utilizam da água do Rio São Francisco, fornecida pelo Reservatório de Três Marias, poderão enfrentar sérios problemas, entre eles Pirapora, Januária, Itacarambi, Pedras de Maria da Cruz e Jaíba.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou também que a Usina Hidrelétrica que é atendida pela represa de Três Marias registrou nesta quarta-feira a entrada (afluente) de 21,1 m³ de água por segundo em seu reservatório, enquanto a quantidade que sai (defluente) é de 160,2 m³ por segundo. Das seis turbinas da hidrelétrica, apenas uma está em funcionamento.

Ainda de acordo com Sílvia Freedman, no próximo dia 15 de outubro será realizado um teste para mediar novamente a vazão da represa. “Consiste em fazer um experimento para passar a água pela turbina para que não seque o curso do rio”, explica.


Com a severa estiagem, a Prefeitura de Três Marias protocolou na Secretaria de Estado de Defesa Social (Sedes) o pedido de estado de emergência. “Pela primeira vez na história, muitos de nossos córregos estão secando. Agora nos resta pedir para que São Pedro nos mande chuva”, diz o prefeito Vicente Rezende.

Fonte: Aconteceu no Vale

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Defesa entra com pedido de liberdade para o Rei da Cachaça

O advogado Maurício Campos, que defende o empresário Antônio Eustáquio Rodrigues, de 66 anos, conhecido como Rei da Cachaça, informou na última terça-feira, 16, que entrou com um pedido de habeas corpus para seu cliente. Considerado o maior produtor de cachaça artesanal do país, Rodrigues que está preso preventivamente pela suspeita de crimes sexuais contra adolescentes, em Salinas, Norte de Minas. O recurso ainda não foi julgado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). “Ele (Rodrigues) não oferece perigo nenhum e pode muito bem responder o processo em liberdade”, argumenta Campos, reiterando que seu cliente nega as acusações.

Rodrigues está detido desde 12 de agosto, quando foi preso no escritório de sua empresa, em Salinas. Depois, foi transferido para a Penitenciária de Teófilo Otoni, onde permanece. Dois adolescentes – uma menina de 15 e um garoto de 14 – prestaram depoimentos ao Ministério Público Estadual e à polícia de Salinas, alegando que Antônio Rodrigues os convidou para ir até a fazenda dele, no município, onde teria acontecido contato sexual com os menores. Rodrigues também é suspeito de tentativa de homicídio.


quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Idoso é vítima de golpe de falsos agentes de saúde

A Polícia Civil investiga o caso de um homem de 73 anos vítima de um golpe em Correia de Almeida, distrito de Barbacena, na Região Central de Minas Gerais. O idoso foi abordado dentro de casa por dois homens que se passaram por agentes de saúde e trocaram cartões bancários dos moradores, realizando saques e um empréstimo.

O caso aconteceu na tarde do dia 12. Segundo o delegado Fabrício Chartone, responsável pela área onde o crime ocorreu, o idoso procurou a polícia dizendo que recebeu em casa dois homens que se apresentaram como agentes de saúde. A dupla disse que precisava de seus dados pessoais para que ele recebesse um acréscimo de R$ 150 em sua renda. “Ele pegou os cartões bancários dele e do filho e entregou para essas duas pessoas. Estava também no local uma senhora, e ele falou que os dois agentes ainda realizaram um teste de glicemia nos dois. Furaram os dedos deles na seringa”, explica o delegado.

Depois que os homens foram embora, o idoso verificou os cartões magnéticos e desconfiou que eles haviam sido trocados. Assustado, ele procurou as agências bancárias e descobriu que havia sido vítima de um golpe. Em um dos bancos, os suspeitos fizeram quatro saques, totalizando R$ 6,5 mil. Na outra agência, eles fizeram um empréstimo de R$ 2 mil.

O delegado também faz um alerta à população para evitar esse tipo de golpe, não entregando dados pessoais para quem quer que seja. “Eles têm sempre que desconfiar, pedir identificação, crachá, documento da prefeitura. Se é agente de saúde, não tem nada de função financeira”, explica Fabrício Chartone. Ainda segundo ele, a pessoa que desconfiar que está sendo vítima deste tipo de golpe deve acionar a polícia.

Fonte: Estado de Minas


terça-feira, 16 de setembro de 2014

Perfil da Wikipédia de ex-diretor da Petrobras é alterado

Parece que alterar o perfil de figuras públicas está virando moda no país. Primeiro os perfis dos jornalistas Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg foram alterados desde o Palácio do Planalto e agora foi a vez do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa.

Segundo o jornal O Estado de São Paulo, a alteração foi feita de um computador com endereço IP da sede da Petrobras, no Rio de Janeiro. A edição feita na tarde deste sábado, e desfeita minutos depois, afirmava que a nomeação de Costa para a Diretoria de Abastecimento em 2004, na gestão Luiz Inácio Lula da Silva, ocorreu por indicação política do PP. Também foi pulicado que o ex-dirigente da empresa é “cria do governo tucano” de FHC, por ocupar cargos de direção desde 1995. Quanta sujeira, não?

Em nota, a assessoria de Imprensa da Petrobras informou que a área de Tecnologia da Informação está rastreando os acessos à internet para identificar o computador em que o artigo foi reescrito.


segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Aécio fala sobre o escândalo da Petrobras e anuncia plano contra racismo em BH

As eleições estão aí e não podemos ignorar o momento político em que vivemos, muito menos todas as denúncias de roubo e corrupção que vemos todos os dias nos meios de comunicação.

A candidata à reeleição, Dilma Rousseff, diz que "não sabia de nada" sobre o escândalo chamado popularmente de “mensalão 2”, enquanto isso os demais postulantes ao cargo de presidente da República, seguem apontando a necessidade de uma investigação mais “a fundo” para punir os culpados.

O ex-governador de Minas Gerais e candidato, Aécio Neves, esteve em Belo Horizonte no final de semana e aproveitou a oportunidade para falar sobre o assunto. Ele voltou a criticar o Partido dos Trabalhadores (PT), em especial, o esquema de propina na Petrobras. "Estamos com novas notícias do governo do PT que agora é acusado de agir sob chantagem em relação a crimes cometidos. O que está acontecendo com a Petrobras é algo acintoso e vergonhoso", disse.

Aécio também anunciou um plano contra o racismo. "Hoje estamos selando pacto a partir de Minas pela igualdade racial. Qualquer discriminação é crime e tem que ser punido". Segundo ele, o plano vai permitir uma inserção maior da juventude brasileira no mercado de trabalho e também combater qualquer tipo de discriminação ou de racismo, garantindo a aplicação da lei. “Estamos propondo a criação de um fundo de promoção da igualdade racial. Temos políticas públicas em Minas muito exitosas nesta direção. E tenho dito sempre, que o Brasil vive hoje um verdadeiro genocídios de jovens e principalmente negros em periferias das grandes cidades”, disse.

Com informações Estado de Minas




domingo, 14 de setembro de 2014

Estudantes de Salinas participam da Mostra de Profissões

Quarenta alunos de Salinas e Taiobeiras participaram da Mostra de Profissões da Universidade Federal de Minas Gerais, que aconteceu neste final de semana em Belo Horizonte. O objetivo da Mostra é possibilitar aos estudantes do ensino médio conhecer melhor os cursos da Instituição.

Cerca de 40 mil pessoas estiveram nas 75 salas interativas, onde professores falaram sobre os cursos e ex-alunos apontaram as vantagens e desvantagens do mercado de trabalho de cada carreira. Durante o final de semana foram realizadas cerca de 300 palestras.

Para a educadora Odete Cândido de Oliveira, diretora do Instituto Nacional Nossa Senhora Aparecida, de Salinas, o esforço da viagem vale a pena. “Os jovens têm a oportunidade de conhecer o leque de profissões, para que tomem decisões mais sensatas, dentro de suas aptidões”, declarou.


Com informações da Folha Regional

sábado, 13 de setembro de 2014

Registro de casos de dengue em Minas é menor que em 2013

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais já registrou 43.131 casos de dengue em 2014. Um número bastante alto, mas mesmo assim, representa uma queda em relação as confirmações da doença em todo o ano de 2013, quando o Estado registrou 368.387 pessoas afetadas pelo mosquito Aedes Aegypti.

As cidades que registraram mais casos de morte por dengue foram Divinópolis, Região Centro-Oeste de Minas, com seis casos, e Passos, Região Centro-Sul, com oito casos. Dezessete municípios confirmaram uma morte cada, duas cidades tiveram um óbito e Juiz de Fora, na Zona da Mata, teve três confirmações.

Em nota, a SES informou que tem apoiado os municípios com ações diversas nos três eixos do Programa de Controle da Dengue. Dentre elas, o envio de equipes de Força Tarefa para controle de vetores, veículos de UBV (fumacê) para contingência da transmissão, envio de medicamentos, apoio técnico para reorganização da estrutura assistencial junto aos municípios, bem como ações de mobilização e repasse de recursos financeiros aos mesmos.

Fonte: Estado de Minas


sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Perdas na produção do setor agropecuário chega a 90% no Norte de Minas

Foto: Inter TV
As perdas na produção do setor agropecuário atingiram a marca de 90% no Norte de Minas Gerais este ano. Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG), a capacidade de suporte das pastagens foi reduzida em mais de 60%. Os prejuízos acumulados das últimas duas safras, soma-se a safra atual, ultrapassa a casa dos R$ 800 milhões.

Para auxiliar os produtores, a Sociedade Rural e Sindicato Rural promove uma palestra gratuita com o economista, especialista em crédito rural e assessor técnico da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Edvaldo Brito. A palestra será na terça-feira (16), às 9h, no Auditório do Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros.


Edvaldo Brito falará sobre negociação político-institucional com vistas à prorrogação de débitos de financiamentos rurais vincendos em 2015 e 2016. 

Fonte: Aconteceu no Vale

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Aécio Neves promove encontro com jovens mineiros nesta quinta-feira

Cerca de 500 jovens mineiros dos mais diversos setores da sociedade participam, nesta quinta-feira (11/09), em Belo Horizonte, de encontro com os candidatos à Presidência da República, Aécio Neves, ao Governo de Minas, Pimenta da Veiga, e ao Senado, Antonio Anastasia.

O encontro será realizado às 19 horas, no Hotel Mercure (Av. do Contorno, 7315 – Lourdes), em Belo Horizonte, e terá a participação do humorista Marcelo Madureira e do músico Henrique Portugal.

Participam do Papo Reto estudantes, artistas, líderes comunitários, empreendedores, representantes de classe, moradores da capital e do interior, profissionais liberais, mobilizadores sociais, líderes de entidades, integrantes de movimento estudantil, entre outros.


Aécio, Pimenta e Anastasia apresentarão aos jovens suas propostas de governo, e também participantes dos programas sociais do Governo do Estado como Poupança Jovem, Fica Vivo!, Plug Minas e Vozes do Morro contarão suas experiências e como essas ações mudaram suas vidas.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Crianças de Diamantina participam de eleição simulada

A menos de 15 dias da eleições de outubro, um exemplo de cidadania. No próximo dia 19 de setembro, 600 alunos das redes de ensino público e particular de Diamantina vão às urnas eleger presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais. Trata-se do projeto Preparando Hoje o Cidadão de Amanhã, desenvolvido dentro do projeto Eleitor do Futuro do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. Toda a organização do projeto está sendo feita pela 101ª Zona Eleitoral de Diamantina, a maior zona eleitoral de Minas em termos de número de municípios abrangidos (9).

O objetivo é incentivar o contato das crianças e adolescentes de 5 a 16 anos com o processo eleitoral por meio da realização de uma eleição fictícia, nos mesmos moldes das eleições reais, no dia 19 de setembro. Além disso, o projeto também será uma oportunidade de treinamento para os mesários que atuarão perante as mesas receptoras de votos dos municípios que integram a 101ª Zona Eleitoral no dia 5 de outubro, já que, no dia das eleições fictícias, eles atuarão como mesários.


terça-feira, 9 de setembro de 2014

Mineiro é destaque na Semana da Moda em Nova York

Na imensidão de desfiles e apresentação de coleções da Semana de Moda em Nova York, um mineiro da cidade de Nanuque, no Vale do Mucuri, se destaca e representa a região no universo da moda. O hair staylist e make-up artist, Marcello Costa, 30 anos, atua na produção das modelos que participam dos desfiles, inclusive as que têm como suas clientes.

Da infância humilde no Vale do Mucuri ao glamour de Manhattan, Marcello saiu do Brasil e desenvolveu nos Estados Unidos toda a sua habilidade. “Como cabeleireiro e maquiador tenho orgulho de ter marcado presença em grandes eventos da moda nos Estados Unidos e Europa, e de ter feito trabalhos na produção do Oscar, Cannes, Tony Awards, Brazilian Day, entre outros. Trabalhar na Semana da Moda de Nova York é mais um orgulho que tenho na minha carreira”, destaca o mineiro.

Além do seu trabalho na produção das top models na passarela, Marcello Costa atua também como correspondente de moda para o canal Telemundo, onde dá dicas para cabelos, maquiagem e aponta as tendências para o mundo da moda.


Fonte: G1

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Medicamento desenvolvido em Minas Gerais pode mudar tratamento da mucosite no mundo

É com a ajuda das abelhas que Minas Gerais pode mudar a forma como o mundo trata a mucosite, uma das principais complicações em pessoas submetidas à radioterapia na cabeça e no pescoço. O gel à base de própolis verde foi desenvolvido pela UFMG e uma farmácia de Minas e ajuda não só a prevenir como a curar a doença, que causa lesões na parte interna da boca. Em grau severo, o paciente fica sujeito à infecção generalizada, com risco de morte.

A eficácia do produto 100% natural e sem contraindicações será publicada este mês no Journal of Clinical Pharmacology, revista da comunidade científica internacional.

O produto só não é recomendado para pessoas alérgicas à própolis, 0,1% da população. Também dá conta de eliminar sozinho a maioria esmagadora dos micróbios da boca, dispensando a combinação com outros remédios, como antifúngicos – às vezes necessários para complementar a terapia com o remédio padrão.

Liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o gel à base de própolis verde já é fabricado e vendido no Brasil e exportado para Estados Unidos, Japão, França e Grécia, mas como produto de higiene bucal, uma espécie de creme dental premium.


Leia a reportam na íntegra aqui.

domingo, 7 de setembro de 2014

Uma em cada dez mulheres já foi vítima de estupro

Cerca de 120 milhões de mulheres jovens em todo o mundo, o equivalente a uma em cada dez, foi vítima de estupro ou violação até os 20 anos, segundo relatório divulgado nesta sexta-feira, 5 de setembro, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Em estudo global sobre a violência contra crianças, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostra que um quinto das vítimas de homicídio são crianças ou adolescentes com menos de 20 anos.

O homicídio é a principal causa de morte em rapazes e em jovens com idade entre 10 e 19 anos nos países da América Latina, incluindo a Venezuela, a Colômbia, o Panamá e o Brasil.

O Unicef diz que o estudo Escondido à Vista (Hidden in plain sight) é o maior trabalho realizado sobre violência contra crianças e foi baseado em dados de 190 países.

Outro abuso é o bullying, que afeta uma em cada três crianças com idade entre 13 e 15 anos. O estudo revela ainda que 17% dos jovens em 58 países foram vítimas de punições físicas severas e de forma repetida.

Como prevenção da violência contra crianças, o levantamento recomenda que se fomente o apoio aos pais e às crianças com competências para a vida, uma mudança de atitudes e comportamentos, o fortalecimento do sistema judicial e uma consciencialização para a violência e os custos humanos e socioeconômicos que ela acarreta. Mudanças de atitudes e de legislação são outras sugestões.

Fonte: Agência Brasil

sábado, 6 de setembro de 2014

Confira a programação da Semana JK

De 8 a 13 de setembro, acontece em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, a Semana JK. Em 2014, o evento homenageia os 70 anos da 1ª Exposição de Arte Moderna. A programação do evento inclui várias atrações artísticas e a entrega da medalha JK.

Confira a programação:

Segunda-feira (08/09):
20 horas
- Abertura da Semana JK;
- Placa em Homenagem aos 30 anos do Instituto JK;
- Banda 9dade – Seresta Vinhos e queijos.
Local: Casa de Juscelino

Terça-feira (09/09):
20 horas
- Aninha Sá – Piano e Voz
Local: Teatro Santa Izabel

Quarta-feira (10/09):
20 horas
- Orquestra Jovem Sinfônica de Diamantina com Coro do Conservatório Lobo de Mesquita
Local: Praça do Bonfim

Quinta-feira (11/09):
20 horas
- BIOS / Bombeiro Instrumental Orquestra Show
Local: Mercado Velho

Sexta-feira (12/09):
19 horas
- Entrega da Medalha Juscelino Kubitschek
Local: Praça Juscelino Kubitschek
20 horas
- Vesperata
Local: Rua Quitanda

Sábado (13/09):
10 horas
- Concerto do Órgão
Local: Igreja do Carmo
11 horas
- Sambeco
Local: Mercado Velho
20 horas
- Minas ao Luar com Arte Miúda
Local: Praça do Mercado


sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Pedágio ficará mais caro na BR-381 e em mais nove rodovias federais

Dez rodovias federais terão seus pedágios reajustados entre os dias 7 de dezembro de 2014 e 1º de agosto de 2015. Autorizado esta semana pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o reajuste faz parte da revisão extraordinária das tarifas básicas de pedágio. Ele resultará em aumentos que variarão de 0,097% a 1,51%, dependendo da rodovia.

De acordo com a ANTT, as revisões abrangem trechos das rodovias BR-116/324/BA, BR-153/SP, BR-381/MG/SP, BR-116/PR/SC, BR-116/SP/PR, BR-101/RJ, BR-116/376/PR, BR-101/SC, BR-393/RJ e BR-116/RJ/SP. A justificativa é “recompor o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos frente a alterações neles realizadas”.

Segundo técnicos da agência, o reajuste foi motivado pela necessidade de se incluir no preço do pedágio verbas para serviços de correios, meio por onde as multas são enviadas, além de custos relacionados aos sistemas de sensoriamento e controle de tráfego.


O pedágio aumenta e a rodovia continua uma porcaria. Dá pra entender?

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Minas Gerais terá 2.392 seções especiais nas Eleições 2014

O número de seções especiais em Minas Gerais aumentou com relação às últimas eleições: este ano, o Estado vai ter 2.392 seções de votação apropriadas para receber eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida. O número é cerca de 20% maior do que o oferecido nas Eleições 2012, quando as zonas eleitorais mineiras contaram com 2.056 seções especiais.

Em Belo Horizonte, o aumento no número de seções especiais foi de cerca de 30%: serão 289 seções especiais e, em 2012, eram 194. O aumento no número de seções especiais na capital e em todo o Estado é principalmente devido a ações promovidas pelo Programa de Acessibilidade do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.


Para o pleito de outubro, dentre 15.248.681 eleitores mineiros, 23.048 estão registrados no cadastro eleitoral como deficientes ou portadores de necessidades especiais. Em 2012, eram 15.284. Em Belo Horizonte, são 3.936 eleitores nessas condições no cadastro, conforme informações dos próprios eleitores.

Fonte: Aconteceu no Vale

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Site divulga postos de combustíveis irregulares

Desde o início do mês de setembro, o consumidor tem mais um instrumento para se proteger contra postos de gasolina que praticam a chamada “bomba-baixa”, quando o estabelecimento entrega, de fato, menos combustível do que o que aparece no mostrador. É um espaço na internet para divulgar a lista de postos revendedores de combustíveis flagrados em ações de fiscalização cometendo irregularidades.

Os casos de irregularidade são comuns. Apenas em uma operação de fiscalização entre os dias 31 de março e 3 de abril deste ano, no Distrito Federal, foram feitas 35 interdições de bicos de abastecimento, 13 autos de constatação, 15 autuações e 36 notificações, além da coleta de seis amostras de combustíveis para análise laboratorial.

Por isso a importância do site para consulta. Lá também o consumidor vai poder se proteger contra danos no próprio momento da compra. É direito de todos, por exemplo, solicitar o teste da proveta, que aponta a qualidade do combustível. O teste, que dura apenas alguns minutos, deve ser feito obrigatoriamente pelos responsáveis pelo posto, quando solicitado.

A lista está disponível no site www.anp.gov.br.

Fonte: Agência Brasil


terça-feira, 2 de setembro de 2014

Festa do Queijo é cancelada por falta de verba

Uma das mais tradicionais festas do interior de Minas Gerais não será realizada este ano por problemas financeiros. Em um comunicado enviado a redação do Portal Aconteceu no Vale, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Serro, comunicou o cancelamento da Festa do Queijo.

O evento que geralmente é realizado no final do mês de setembro, em 2014, foi cancelado pela administração municipal devido à redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). De acordo com a assessora de comunicação, Gilmara Paixão, a redução do FPM para 2% é um dos motivos que inviabilizaram a realização do evento. Outro motivo seria o ano eleitoral. É uma pena!

Fonte: Aconteceu no Vale


segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Incêndios misteriosos em igrejas de Minas Gerais mudam a rotina do campo

Foto: G1
Mistério em Minas Gerais. Uma série de crimes religiosos está desafiando a polícia e assustando a população. De março até agora, sete igrejas católicas foram incendiadas. Os bandidos também quebram as imagens dos santos e deixam uma assinatura: uma cruz de sal grosso.

Os bandidos agem na madrugada. Eles se aproveitam de um costume dos moradores da zona rural: quando anoitece, todo mundo se recolhe. Ninguém na estrada, nem luz. A localização das igrejinhas também facilita a ação dos bandidos. Todas estão em áreas isoladas.


A polícia investiga os ataques e suspeita que sejam casos de intolerância religiosa. “Por conta do incêndio, não há como colher digitais. Aproveitar para fazer um apelo, se alguém tiver informação, que traga até nós pra que sejam tomadas as medidas cabíveis”, pede o delegado Edvin Otto.